Mudanças Sociais: A evolução das redes em 2014

Por / Marketing Social, Tecnologia
Criação e gestão de redes sociais Agência de marketing digital Studio Xpress

As constantes mudanças nas redes sociais deixa qualquer departamento de marketing atento. Estar presente sem se adaptar não faz sentido, pois é grande o investimento financeiro, e de pessoas, e nenhuma iniciativa deve ser em vão.

Nas últimas semanas deparamos com novidades nas maiores redes sociais do mundo. Isso mesmo, Facebook, Twitter e LinkedIn estão com mudanças significativas em seus layouts e estruturas.

Avaliamos uma a uma e registramos abaixo as principais mudanças observadas pelo Studio Xpress.

Facebook e sua nova Timeline

Segundo a rede social, as mudanças focam tanto nos perfis dos usuários quanto nas páginas das empresas (fanpages). Depois de revelar mudanças no layout dos perfis pessoais agora a rede pretende ajudar os administradores a encontrar as ferramentas que eles usam com mais frequência.

Em termos de layout, a maior mudança no Facebook foi na disposição das colunas: agora são 3. Quando logado no seu perfil, há apenas uma coluna que agrega os feeds, e sua própria linha do tempo (seus posts). À esquerda você encontra acesso às suas configurações, páginas e grupos. À direita, uma coluna traz os anúncios.

No entanto, segundo a empresa, as mudanças não são para colocar o foco nos anúncios, mas sim para permitir uma melhor comunicação/interação através dos feeds e dos posts.

Faz sentido, pois as mudanças nesse layout e nas fanpages incentivam as marcas a postarem conteúdo mais interessante e mais relevante para gerar interação. Nesse sentido, as tabs estão sendo substituídas por uma única “Mais”, pois é fato que a maioria dos fãs/seguidores não frequentam as páginas, mas interagem com elas a partir dos feeds das marcas. A empresa diz que houve também melhorias para quem anuncia no Facebook Ads. O acesso às campanhas ficou mais fácil e uma novidade é o Pages to Watch. A ferramenta, localizada dentro de Insights, permite que os administradores criem uma lista de páginas semelhantes à sua e compare o desempenho dos concorrentes.

Twitter e sua nova caragil

O Twitter já há muito tempo vem aproximando seu estilo ao do Google+ e Facebook. Uma mudança radical vem ocorrendo em sua timeline, e agora, em seu design.

A principal mudança no layout é a exibição de seu conteúdo no estilo de “cartas”, que deixa de ser no formato vertical e passa a ser uma estrutura horizontal. Ou seja, ao entrar no perfil de alguém, será possível visualizar atualizações de destaque reunidas no topo (fotos, retuítes, textos) antes de ver a timeline.

Na barra superior ainda constará as informações sobre quando o usuário aderiu ao Twitter e a contagem dos favoritos e fotos/vídeos. Os seguidores e seguidos agora também irão aparecer no estilo de “cartas”, com mais informações disponíveis.

O Twitter ainda está implementando as novidades, porém o novo layout já pode ser visto em alguns usuários e empresas aqui do Brasil.  São mudanças muito positivas para quem se comunica através do Twitter, principalmente as empresas que usam o microblog como uma plataforma de atendimento (SAC 2.0).

LinkedIn e seu Showcase

O LinkedIn descobriu novas maneiras de aperfeiçoar a experiência de seus usuários e desde o dia 14 de abril, removeu a aba Produtos e Serviços de todas as Company Pages. Estas passaram a utilizar e se beneficiar de duas novas maneiras para compartilhar suas informações: as atualizações da empresa e Showcase Pages.

As atualizações são exibições da sua Company Page no feed de notícias de seus seguidores em qualquer dispositivo. Além disso, quando seguidores interagirem com suas atualizações, seu conteúdo será compartilhado com suas respectivas conexões, o que ajuda a expandir o alcance da sua mensagem com rapidez.

Já as Showcase Pages foram criadas com a função de permitir que a sua empresa destaque uma marca ou linha de produtos específica e facilitam o estabelecimento de uma comunidade dedicada no LinkedIn, dando início a um diálogo contínuo a respeito do produto ou marca. O ambiente corporativo do LinkedIn com sua política de manutenção deste ambiente, com seriedade e respeito, é um excelente canal para qualquer empresa se comunicar com o seu mercado de forma séria e objetiva.

Take away

Essas mudanças são muito positivas para elevar a comunicação das empresas com o seu público-alvo. Cada vez mais a MARCA tem que se comunicar de forma responsável, criativa e nunca se esquecendo de que do outro lado existe mais do que um zilhão de pessoas, mas uma pessoa única com quem a MARCA deve buscar sempre ampliar o seu diálogo. O resto é apenas resultado!

 

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Sobre o autor:

Jordam Vargas. Designer mineiro que se considera um bon vivant carioca, tem mais de 10 anos de experiência na área e é, ainda, Sócio-Diretor de Design Estratégico do @studioxpress.

Hobby: Quando não está trabalhando com #Design, gosta de ler, falar e escrever sobre #Design.

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