Publicidade no celular: porque e como anunciar

Por / Marketing Digital

Nos últimos dois anos, as pesquisas pelo celular do Google aumentaram em mais de cinco vezes. O crescimento do uso de celulares para realizar pesquisas na internet está diretamente relacionado ao aumento das vendas de smartphones no país. As vendas de smartphones no Brasil cresceram 78% em 2012, após atingir 8,9 milhões de unidadescomercializadas em 2011. Segundo a consultoria IDC, especializada no mercado de tecnologia e telecomunicações, foram vendidos no Brasil perto de 16 milhões de unidades de smartphones em 2012.

Segundo pesquisa realizada pela empresa norte-americana InsightExpress a publicidade móvel é mais eficaz do que a publicidade web. Na pesquisa foi constado que ações de mobile advertising causam um impacto quase cinco vezes maior do que as feitas para a internet e visualizadas no computador.

Portanto, um excelente canal de comunicação entre anunciantes e consumidores está também expandindo. Mas como colocar um anúncio de sua empresa no celular? Como anunciar em um navegador de um smartphone? O que é um anúncio para celular?

Um anúncio no Google Adwords para celular é um anúncio gráfico ou de texto criado para ser exibido em dispositivos móveis (inclui “tablets” e “smartphones”) com acesso WAP ou via navegadores apropriados para smartphones.

Os celulares e tablets permitem a navegação em websites “mobiles” criados especificamente para eles. Esses websites são normalmente bem mais simples e compactos do que os websites plenamente desenvolvidos que costumamos acessar nos nossos computadores (notebooks e desktops). Eles são bem mais leves e, portanto, bem mais rápidos do que os sites tradicionais.

Ao criar um anúncio no Google Adwords para Mobile, podemos utiizar um anúncio texto ou um anúncio gráfico para WAP, dependendo do objetivo de sua campanha. Se for decidido utilizar um anúncio de texto, você pode vinculá-lo à versão mobile do seu site ou até mesmo conectar clientes diretamente ao seu número de telefone comercial. Isso mesmo, o clique no anúncio inicia uma chamada para o número que você designar. Esta característica do anúncio para celular traz muita conveniência para o usuário, que não precisa anotar o número, e para a empresa, que consegue receber um telefonema de um cliente em potencial, altamente qualificado e pronto para interagir com um atendente.

Outro grande benefício dos anúncios do Google Adwords para celular é que, dependendo do alcance geográfico de seu anúncio e do tipo de produto ou serviço oferecido, você também pode segmentar para a(s) operadora(s) de celular de sua escolha.

Ou seja, você pode gerar campanhas bastante expressivas e segmentadas.Se o seu público-alvo anda conectado por aí, avalie se o Google Adwords para celulares é uma opção para sua publicidade digital.

Não é verdade que o fato de a propaganda aparecer pequena em um site para celular não chama a atenção do usuário. O usuário jovem já entende essa realidade digital, ele nasceu com ela.  –  Fabio Coelho, Presidente do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau)  

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Sobre a autora:

Déia Lima é graduada em Marketing. Com mais de 10 anos de experiência em todos os aspectos de marketing digital. Atuou na MediamixWeb, empresa de marketing integrado (Integrated Marketing Communications) nos Estados Unidos entre 2001 e 2006. Desde então atuou em projetos de branding, desenvolvimento de websites e portais, projetos de SEO, gestão de SEM e gerenciamento de projetos web. Certificada pelo programa Google Adwords Professional.

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