5 Coisas que você precisa saber antes de contratar uma agência de marketing digital

Por / E-commerce, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital
Agência de marketing digital Studio Xpress Rio de Janeiro

Você já percebeu que o marketing digital dá resultado, que faz empresas crescerem e lucrarem, mas ainda não sabe como contratar uma agência e quais itens deverão ser levados em conta na hora de escolher a melhor para o seu negócio. E como passar todos os detalhes da proposta para o seu gestor ou para os decisores com convicção e eficiência? Afinal, contratar uma empresa de marketing digital é um passo importante para sua empresa, que deve ser tomado cuidado. Aqui eu conto quais itens você deve prestar atenção na hora de contratar uma agência de marketing digital e o que esperar dela.

Por onde começar? A boa e velha pesquisa

Você está procurando uma agência de marketing digital. Na sua pesquisa vale perguntar para amigos, parentes, pessoas especializadas na área, mas a melhor referência será sempre nos sites de busca. Na sua pesquisa no Google, a agência tem que estar na primeira página, sempre. Se a agência está muito bem colocada na busca orgânica (resultados não pagos na pesquisa do Google), isso mostra que existem profissionais qualificados na agência, que conhecem bem os mecanismo de busca do Google e otimização de site (SEO). É isso que você quer para a sua empresa também, certo? Sempre na frente.

Seu passado não te condena

Toda agência digital tem um portfólio. Pesquise no site da empresa seus trabalhos anteriores, depoimentos de clientes, tempo de mercado, qualificação dos funcionários e principalmente, se o trabalho da agência se encaixa no seu negócio.

Planejamento estratégico digital: tem que ter

Toda agência séria e comprometida deve oferecer um planejamento estratégico digital. Nele deve conter um calendário para as ações, metas a serem cumpridas e quais mídias sociais deverão ser utilizadas para o seu negócio. Assim fica claro como será o futuro da sua parceria com a agência e qual resultado esperar dessas ações. Normalmente, as agência trabalham com o formato de fee mensal. Isso significa que o plano estratégico será executado em X horas mensais, de acordo com as ações propostas no calendário. A elaboração de um plano de marketing digital é complexo e estratégico, por isso opte por contratos a partir de 6 meses, já que todas as ações de branding ou de marketing precisam de tempo para serem construídas e se tornarem sólidas.

Monitoramento de resultados: o melhor do marketing digital

O marketing digital chegou para mostrar resultados. Ao contrário das mídias tradicionais, as mídias digitais permitem o acompanhamento das ações, seja em número de visitantes do site gerados por uma ação nas redes sociais, ou pelo volume de cliques em uma determinada peça de email marketing. Todas as métricas devem ser consideradas inicialmente e com o passar do tempo o foco deve ser nos indicadores que mais impactam o que realmente importa para o seu negócio. Seja um percentual maior de leads qualificados ou de conversões de visitantes em clientes (vendas em sites de e-commerce, por exemplo). Monitorar e analisar é necessário!

Pergunte, pergunte e pergunte!

A proposta da agência é o primeiro passo para um relacionamento duradouro e com ela virão muitas dúvidas também. Não deixe de perguntar sobre os termos que talvez não conheça, as funcionalidades de cada ferramenta e por que cada escolha é importante para o seu negócio. Uma boa agência sempre conseguirá explicar seu planejamento de forma simples e objetiva.

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