
A Black Friday começou nos Estados Unidos na década de 90, e desde então só veio ganhando força. O sucesso foi tanto que se espalhou para outros países e o Brasil não poderia ficar de fora. A edição de 2018 bateu o recorde de vendas de todas as edições anteriores – e das vendas do Natal – e a edição de 2019 promete ser muito melhor!
Só as vendas online movimentaram mais de R$ 2,1 bilhões nos 5 dias da Black Friday de 2018, e especialistas afirmam que esse resultado foi devido à uma melhor preparação das lojas online, aplicando promoções objetivas, otimizando sites e aplicativos e engajando o público através das redes sociais e anúncios.
Outro motivo de sucesso das vendas online é o conforto. A cada ano que passa o consumidor se atualiza e percebe que é muito mais confortável comprar um item e receber na porta da sua casa, do que sair às ruas andando, pesquisando preço, negociando com vendedores – e no fim ainda acabar pagando mais caro que nas compras online. Isso sem contar que, na internet, há muito mais opções de modelo, tamanho e cor do que em uma loja.
Como melhorar a parte técnica do seu e-commerce:
Investir na construção do seu e-commerce é imprescindível, pois o mercado e a concorrência extrema te dão a necessidade de se destacar. É necessário que seu site tenha uma boa indexação, um bom desempenho, um funcionamento amigável e que seja responsivo.
Seus produtos precisam ter boas (e variadas) fotos, descrições, instruções de como usar e outras coisas que deixem os clientes seguros e confortáveis com o processo, sem medo de fazer uma compra ‘errada’ por falta de informação. Além disso, suas URL’s precisam ser amigáveis e convidativas e seu site tem que ter uma velocidade de carregamento eficiente.
É preciso também proporcionar acesso facilitado à uma central de atendimento para sanar as eventuais dúvidas e problemas . A segurança das transações e dados dos clientes é outro fator de extrema importância: o site tem que ser amigável, fácil de usar e demonstrar que possui segurança em todas as etapas de compra. Um cliente que se sente seguro é um cliente que conclui a compra, especialmente na Black Friday.
Como aplicar estratégias de sucesso para alavancar as vendas do seu e-commerce no Black Friday:
Antes de mais nada você precisa de planejamento. Por mais completo que seu site seja, sem estratégia as vendas não atingirão o volume desejado. Monte um bom e elaborado plano de negócios, defina sua persona e público alvo, planeje ações e promoções no calendário a curto, médio e longo prazo, e também se atente a gastos e investimentos necessários ao longo do tempo.
Neste planejamento lembre-se de incluir promoções, cupons de desconto, frete grátis e outros benefícios que ajudam a captar clientes e novos leads, que fazem a fidelidade à marca aumentar em caso de experiência positiva. Esta estratégia serve também para trazer compradores dormentes de volta a ativa, seja através de ofertas para aniversariantes, compradores ausentes, entre outros. Há também como pensar em estratégias específicas para o mobile (mobile commerce), como descontos próprios para quem comprar pelo aplicativo. Dessa maneira você promove os downloads do seu app, faz vendas e ainda deixa seu cliente satisfeito com os benefícios e positividade da compra.
E nenhuma estratégia é completamente eficaz sem aliados, e no seu e-commerce o maior aliado é um bom SEO e posicionamento no Google. Com bons resultados na busca orgânica, seu custo diminui e suas vendas aumentam. Boas descrições de produtos, site com boa taxonomia e conteúdos de blog que mostrem que você entende do que está vendendo fazem com que seu site atraia muito mais consumidores. As palavras-chave são suas melhores amigas quando se trata de Google!
Como melhorar a relação com os clientes:
Hoje em dias as mídias sociais são a chave para um bom relacionamento com o cliente. É através dela que as relações são criadas e mantidas, onde os clientes emitem seus feedbacks positivos e também os negativos, e também onde tiram dúvidas e em geral se sentem mais próximos da empresa.
Na Black Friday os anúncios são forte aliados, pois os consumidores anseiam por eles, e nas promoções que eles trazem. No cotidiano, se a empresa tem uma boa imagem nas redes sociais e publica conteúdos ricos e interessantes para aqueles que o consomem, o engajamento se torna alto e significante.
Busque estar nas redes mais indicadas para seu e-commerce – Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, LinkedIn, Google Meu Negócio, entre outras, e poste conteúdo rico de acordo com o perfil de cada rede social. Não foque tanto em só postar conteúdo institucional ou em promoções, pois o público quer e gosta de criar engajamento com empresas que postam conteúdo legal, sem intenção de venda. Isso cria uma marca no subconsciente do consumidor e faz você ser lembrado quando ele precisar de você. Nesses conteúdos, procure saber qual é a dor principal do seu cliente e como ele pode resolver essa dor.
Na relação com o cliente o e-mail marketing não fica para trás. Ele é o responsável pela conversa e informações prioritárias para o cliente, e tende a ser aberto em grande parte das vezes. O problema nasce quando a frequência desses e-mails é excessiva, ou então quando o conteúdo nunca é interessante e isso acaba gerando o descadastramento do e-mail e um feedback ruim para a empresa. Cuide então para que isso não aconteça!
Outras dicas para bombar seu e-commerce no Black Friday:
Invista no Google Ads! É uma ferramenta de anúncios pagos dentro do Google que melhoram seu desempenho nas buscas, mostrando seu anúncio para as melhores pessoas, nos melhores momentos, aumentando – e muito – a chance de um lead qualificado entrar no seu site.
Bem, você já tem bastante conteúdo e ideias para fazer o seu planejamento para a Black Friday – e para o ano novo, não é? Então mãos à obra! Lembre-se que para cada objetivo existe um momento e estratégia adequados. Vá colocando cada uma em ação e testando o que mais dá certo – e o que não dá para seu negócio. E boas vendas!