Uma estratégia baseada em uma Brand Persona é uma estratégia associada à criação de um personagem que representa os valores da sua marca, com o objetivo de tornar o relacionamento da marca com o seu público mais próximo e intimista. Algumas empresas brasileiras vem investindo e colhendo bons frutos com esta estratégia, que complementa e amplia outras ações das marcas.
Um dos exemplos de maior reconhecimento é a Lu, do Magalu (Magazine Luiza). Criada em 2003 como avatar virtual para auxiliar na apresentação dos produtos da loja, a Lu é um dos maiores cases brasileiros sobre o uso das brand personas. A personagem do Magazine Luiza é a figura principal do app e do Instagram da marca, que acumula 5,9 milhões de seguidores. Ela também se apresenta como influenciadora virtual 3D, especialista digital do #Magalu e criadora de conteúdo. Sim, tudo isso e mais! A Lu também foi a primeira influenciadora virtual 3D a estampar uma capa de revista – a capa da edição virtual da Vogue Brasil, em fevereiro deste ano. Muito bacana isso, né?
Mas o Magazine Luiza não é a única empresa brasileira a fazer um excelente uso da estratégia de brand personas. A Casas Bahia e a Natura são outras duas marcas que se destacam com seus personagens virtuais em suas redes e na sua comunicação. A Casas Bahia atualizou seu personagem, com a criação do personagem CB, um adolescente influenciador digital engajado com a causa da sustentabilidade, e a Natura com a Nat, que além de esbanjar simpatia e carisma ainda representa muito bem a nossa diversidade. Observe como estes personagens dão vida aos valores da empresa!
Branding com Brand Personas
Além de estar presente em materiais de lojas físicas, as Brand Personas atuam como ponto de contato entre clientes e o ambiente digital das empresas – seja tirando dúvidas, anunciando ofertas, promoções e outras oportunidades. A força da brand persona, ou seja, da personificação de valores e percepções desejados pelo cliente, se reflete na linguagem, tanto visual quanto verbal, estreitando o relacionamento entre marcas e consumidores.
Vale lembrar que o termo Branding vai muito além de elementos de design, mas representam de fato a cultura de cada marca – seus valores, seu propósito, sua missão. Por isso é importante alinhar a comunicação da sua empresa em todos os seus pontos de contato – das mídias sociais ao ponto de venda até o atendimento ao consumidor se ocorre algum problema, e claro, na comunicação com o mercado, colaboradores e investidores.
E aí, já pensou em ter uma brand persona? Como ele ou ela seria?
- Publicado em Design, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital
O Nubank está deslanchando a sua nova identidade visual. Muitas marcas conhecidas revitalizam sua identidade visual sempre que sentem a necessidade de demonstrar novas capacidades ou valores. No caso da Nubank, a única empresa brasileira entre as 100 empresas mais influentes do mundo divulgada anualmente pela revista Time, a mudança se dá por conta de ela estar se alinhando com o novo momento da empresa.
Vale lembrar que a Nubank é uma fintech focada em inovação e tecnologia, e foi definida pela Time como uma marca que ajuda “milhões a cruzar barreiras ao oferecer uma variedade de serviços financeiros via seu app para smartphone”.
A empresa atende a um público jovem, e antenado. Nestes oito anos focou nas necessidades reais das pessoas por trás dos números, e se tornou uma fintech de destaque.
Conceito da nova marca
Segundo a empresa, o novo logo traz “Um roxo um pouco diferente, um logo mais marcante, mas com formas mais suaves e uma marca que reflete o nosso novo momento”.
Vale a pena conhecer as mudanças, do ponto de vista do design, e o que a empresa pretende, com cada detalhe implementado.
Leia no blog da Nubank, aqui.
- Publicado em Design
Uma logomarca (ou logotipo) é a identificação visual do seu negócio. Por isso, ela deve ser impactante e memorável. Algumas empresas foram muito bem sucedidas na criação da primeira marca, e pouco mudaram nela através dos anos. Mas a grande maioria atualiza sua marca no decorrer da história. Isso porquê muitas vezes, a logomarca que tinha um bom apelo na época da criação da empresa, já não tem mais o mesmo apelo. Simplesmente porquê o mundo muda, e com ele, a percepção visual das pessoas. Assim, uma logomarca criada há poucos anos já pode ser considerada defasada. Não tem apelo visual para atender as expectativas de seu segmento, ou seja, passa despercebida e não atrai o consumidor.
Há muitos motivos para se criar, mudar ou redesenhar uma logomarca. E também há inúmeros motivos pelos quais as empresas adiam este projeto, um deles é o custo, outro, tempo. Mas uma vez realizado, a nova logomarca poderá assoprar novos ventos para a empresa, para sua comunicação e superar as expectativas de resultados.
Mesmo assim, antes de decidir criar uma logomarca ou modificar um logotipo existente, veja se é chegada a hora de assumir tal projeto, respondendo a estas 5 perguntas:
1. Sua empresa ou negócio cresceu, mudou ou criou novos produtos ou serviços?
Se a empresa cresceu e a oferta de produtos mudou, uma nova logomarca poderá refletir ao mercado este novo posicionamento. Se você tem um novo produto ou uma nova linha de produtos ou serviços, talvez seja a hora de criar uma nova identidade para destacar seu produto ou serviço dos concorrentes. Mudanças no posicionamento da empresa, sua missão, visão e valores, também impactam na atualização do seu logotipo.
2. Sua empresa ou produto tem novos concorrentes?
O mercado está sempre abrindo novas frentes. Mesmo quando você é líder no seu segmento, uma vez ou outra aparece um concorrente forte para te desafiar. Neste caso, a criação de uma nova identidade visual contribui para que seus clientes possam enxergar que sua empresa/produto/serviço continua forte, moderna e competitiva, e que está continuamente procurando aprimorar seus produtos e posicionamento. S
3. Existe um novo público para seu produto?
A base demográfica e as necessidades humanas estão em constante mutação. Há casos em que mesmo tendo uma base de clientes já estabelecida, surgem oportunidades com um novo público, para o mesmo produto. Jovens que envelhecem, crianças que crescem, e até mesmo novas tendências para produtos antigos. Mas uma marca antiga e defasada pode não ser o que estes clientes em potencial procuram. A criação de uma marca nova e mais segmentada para esta audiência será a base de sua comunicação e certamente, abrirá novos mercados.
4. Sua marca está com cara de velha?
Ok, todos nós temos um apego à “nossa cara”. No caso de empresas, a logomarca pode ter sido criada lá atrás e nunca ter sido tocada, por apego e pura nostalgia. Um dos motivos para se fazer a atualização da marca, além da questão estética, é que as mídias e formas como as marcas são aplicadas mudaram muito. Então, é necessário ter a marca adaptável para estas novas mídias.
Se você respondeu sim, está mesmo na hora de criar ou redesenhar sua logomarca. Mas se for for para mudar, é melhor atualizar ou começar do zero? Essa é outra pergunta que precisa de resposta sincera.
Se você deseja apenas um tratamento cosmético (rejuvenescer a marca) ou se será necessário um novo conceito de marca impactará no prazo e custo do projeto. Essa questão pode ser discutida com a equipe responsável pelo design. Muitas vezes o redesign da marca mantendo algumas de suas características é o suficiente para um bom resultado, em outros casos, é bom começar do zero e até mesmo aproveitar a oportunidade para se pensar na mudança do nome atrelado à marca. Cada caso é um caso!
A criação ou redesign de uma marca é, de qualquer forma, um projeto complexo, que requer uma equipe multidisciplinar, experiente e qualificada. O trabalho de um freelancer é, sem dúvida, mais econômico e pode até ser mais rápido, justamente porquê só com muita pesquisa, planejamento e desenvolvimento profissional chegamos aos melhores resultados para cada cliente.
Se você está pensando em ter uma logomarca profissional
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O Studio Xpress, agência de marketing digital com 13 anos de experiência, iniciou um plano de expansão que visa agregar associados em todo o país. Através do modelo de Microagência Digital, (mais…)
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