Muitos artigos com dicas valiosas estão sendo publicados todos os dias para ajudar empreendedores e gestores a compreender e tirar melhor proveito da Internet como ferramenta de marketing digital.
Essas publicações ajudam o consumidor de serviços digitais a se familiarizar com termos específicos e novas mídias. E essas dicas funcionam. O problema é que a maioria dos artigos falha ao omitir o principal fator de sucesso em marketing digital: o Planejamento Estratégico.
O Planejamento Estratégico para o marketing digital é de extrema importância, porque sem ele ações são realizadas de forma aleatória, campanhas são criadas por impulso e, na maioria das vezes, recursos são gastos sem análise e resultados.
É muito comum as empresas seguirem o que os concorrentes fazem ou seguirem as dicas e tendências digitais que são, de fato, muito importantes, mas sem levarem em conta o impacto de cada ação em seu público de interesse e na organização em si.
Um bom planejamento estratégico engloba conhecimento do seu plano de negócio, conhecimento dos concorrentes e a definição de metas factíveis. Só depois desse estudo e alinhamento é possível determinar em quais ações de marketing digital a empresa deve investir seus recursos (valiosos e, muitas vezes, limitados).
Sabemos que serviços de marketing digital têm seu custo e que bom atendimento e profissionais qualificados têm seu valor. Logo, estamos falando de um investimento significativo e cada centavo deve trazer retorno.
No Studio Xpress, é comum um cliente em potencial solicitar uma proposta englobando os mais diversos tipos de ações de marketing digital, mas quando pedimos mais informações sobre o planejamento, ele se dá conta de que ainda não estruturou esse passo estratégico superimportante para direcionar melhor as ações digitais. Nesses casos, recomendamos começar pelo planejamento estratégico, um serviço que entrega ao cliente um panorama real de onde a empresa está, metas factíveis e mensuráveis e um cronograma de atividades a serem realizadas pelo período mínimo de 6 meses.
Antes de seguir todas as dicas que estão disponíveis, que tal voltar um passo, fazer esse dever de casa e, aí sim, começar sua jornada digital com uma rota definida e com o pé direito?
Com certeza essa dica fará você aproveitar muito melhor as demais dicas e tendências do marketing digital, com resultados tangíveis para seu negócio.
Planejamento Estratégico Digital
Se um planejamento estratégico de marketing digital faz sentido para sua atual realidade, traga suas necessidades até nós.Podemos lhe ajudar a planejar e conquistar mais clientes e tornar sua empresa referência sem seu segmento.
- Publicado em Consultoria Digital, Marketing Digital, Planejamento Digital
O mundo do Marketing Digital é extremamente dinâmico: novas tendências mudam a forma como as empresas e marcas alcançam seus potenciais clientes. Com isso, gestores de empresas são forçados a sair da zona de conforto e confrontados com uma série de tarefas desafiadoras – e a maioria deles não está preparada nem tem tempo de administrá-las.
A verdade é que o Marketing Digital está definindo o futuro das empresas. É necessário entender como essas tendências afetam diretamente a sua marca e o seu negócio.
Se você está insatisfeito com os resultados ou tem medo de investir em Marketing Digital, talvez seja a hora de rever seus conceitos, começando pelo mais simples: sou muito pequeno para contar com uma agência parceira que faça acontecer.
Para ajudá-lo a avaliar melhor essa relação, listamos abaixo 5 pontos que podem fazer a diferença:
1) Acesso às habilidades que você precisa
Construir uma equipe interna de Marketing Digital é um cenário difícil para pequenas e médias empresas. Não, seu profissional de TI ou o estagiário não são programadores, redatores, designers, social managers ou especialistas em Marketing Digital.
2) Gerencie seu orçamento com mais eficiência
A contratação de uma agência traz maior controle de orçamento e uma equipe completa – e não apenas um profissional multitask – e, muitas vezes, o investimento é até menos do que uma única contratação.
3) Novas perspectivas
Uma equipe externa pode trazer novas ideias para o time interno, contribuindo com insights aliados às últimas tendências no mercado. Você pode conhecer bem o seu negócio, mas só especialistas em digital sabem otimizar oportunidades no mundo conectado.
4) Prazos priorizados
Com um planejamento estratégico de marketing, é mais fácil garantir prazos e cumprir deadlines. Trabalhar com uma agência garante essa segurança no cumprimento das entregas, mensurando resultados analiticamente.
5) Oportunidades de novos negócios
Escalabilidade é outra vantagem de uma parceria assim. Com uma agência, você será capaz de ampliar o escopo do trabalho quando preciso. Seus colaboradores podem se concentrar nas principais atividades, enquanto uma equipe externa qualificada gerencia estrategicamente sua marca, aumentando as chances de maiores resultados.
Consultoria Digital
Se algum desses pontos faz sentido para sua atual realidade, traga suas necessidades até nós.Podemos lhe ajudar a planejar e conquistar mais clientes com o marketing digital?
- Publicado em Marketing Digital
Em marketing digital, muito se fala sobre métricas e que na internet tudo se mensura, correto? Então, de que adianta divulgar sua empresa se você não sabe analisar o tráfego nem mensurar os resultados obtidos?
Analisar os resultados é uma das tarefas mais importantes que deve-se ter em qualquer tipo de ação de marketing digital.
Na internet existem várias ferramentas para monitorar os resultados de cada campanha e é fundamental ter estratégias bem alinhadas para entender melhor o que cada ação propicia em termos de resultados.
Exemplos:
- Quantas vendas foram realizadas durante o ano de 2016?
- Quantas pessoas deixaram de comprar um produto na última etapa da compra?
- Quantas pessoas se cadastraram para receber a newsletter?
- Quantas vezes o seu site foi acessado através de um link do e-mail marketing? Qual link foi o mais acessado?
Todas essas informações podem ser obtidas através de ferramentas, softwares e/ou plataformas de análise de tráfego. Para te auxiliar, vamos iniciar uma série de artigos abordando esse assunto.
Análise de Métricas: Primeiros Passos
Para saber como analisar as métricas importantes e o tráfego do seu site, é ncessário entender a origem de uma visita ou como uma conversão é classificada.
Tráfego Direto
Tráfego “Direto” é aquele visitante que acessa sua página diretamente, digitando o endereço de sua página no navegador. Quando o visitante clica em algum link fora do navegador (dentro do um arquivo .pdf, mensagem de texto ou mensagem instantânea, por exemplo), sua visita também é classificada como tráfego “Direto”.
Pesquisa Paga
Uma visita é classificada como “Pesquisa paga” quando sua origem é um serviço de busca (como Google, Yahoo e Bing) e o acesso é através de algum link pago, como links de anúncios e campanhas do Google Adwords.
Pesquisa Orgânica
Uma visita é classificada como “Pesquisa orgânica” quando sua origem é o clique em um link na parte gratuita dos resultados de um site de busca, como o Google, Bing e Yahoo.
Uma visita é classificada como “E-mail” quando sua origem é um clique em um link dentro de uma campanha de e-mail.
Referência
Uma visita é classificada como “Referência” quando sua origem é um clique em um link não-patrocinado dentro de outro site (desde que este site não seja uma rede social ou serviço de busca).
Social
Uma visita é classificada como “Social” quando sua origem é um clique em um link (pago ou não) dentro de uma rede social, como Twitter, Facebook, Instagram, Linkedin, Google Plus etc.
Display
Uma visita é classificada como “Rede de Display” quando sua origem é um clique em alguma forma de anúncio gráfico (ex. banner) em outro site. O exemplo mais comum são as campanhas criadas pela Rede de Display do Google Adwords.
Outras Publicidades
Uma visita é classificada como “Outras publicidades” quando sua origem é um clique em um link pago e sua classificação não é enquadrada em nenhuma das categorias anteriores. Trata de casos como os anúncios em vídeos do YouTube, por exemplo.
Outros
Uma visita é classificada como “Outros” quando ocorre através de um link não patrocinado e não se encaixa em nenhuma das categorias anteriores. Acessos por meio de um Feed RSS, por exemplo, entram dentro dessa classificação.
Desconhecido
Uma visita é classificada como “Desconhecido” quando não há informações sobre a origem dela.
O Studio Xpress em parceria com a Resultados Digitais, disponibiliza o Guia Web Analytics na Prática – Como mensurar seus esforços em Marketing Digital. Com ele, você será capaz analisar o tráfego do seu site e identificar as principais oportunidades e melhorias através de dicas e informações sobre dados e métricas, e assim, te ajudar a planejar seu marketing para 2017. Aproveite e receba nosso material gratuitamente.
- Publicado em E-commerce, Inbound Marketing, Marketing Digital