
Quando uma empresa decide participar de uma feira ou evento do seu segmento, ela é sempre questionada sobre o tamanho do investimento financeiro e de pessoal versus a quantidade de negócios fechados. É claro que, ao entrar nessa jogada, pensamos em branding, posicionamento de marca e visibilidade, mas um objetivo comum a quase todas as empresas é garantir um bom resultado em vendas.
Para que isso aconteça, são investidos muitos esforços, do planejamento à montagem do seu estande. Sim, é muita correria, muitos desencontros e múltiplas tarefas para garantir que tudo corra bem e, principalmente, se destacar entre as outras empresas. Mas e depois?
Muitas empresas se preocupam em coletar dados dos visitantes, mas esquecem de fazer uma seleção segmentada, para que esse cadastro realmente seja válido no futuro. Um exemplo clássico é dos muitos estudantes presentes e, se o estudante não fizer parte do seu público de relacionamento, uma comunicação direcionada a ele não surtirá efeito.
Faça um cadastro segmentando do seu público e aposte em uma comunicação direcionada depois do evento. Ferramentas de Inbound Marketing são muito boas para resolver a segmentação dos seus contatos e, principalmente, organizar os próximos conteúdos a serem enviados.
Toda essa estrutura de e-mails marketing precisa passar por uma produção de conteúdo de qualidade e planejamento, e não apenas vender produtos e criar promoções. Conteúdos que agregam valor, que respondam às perguntas do consumidor e com alto poder de compartilhamento nas redes sociais fazem com que sua marca navegue por territórios mais amplos.
Ao pensar no sucesso da sua empresa em uma feira ou evento, pense também em construir uma base de dados de acordo com o seu segmento e nutri-la com conteúdos relevantes. Você vai perceber que essa é uma estratégia eficaz e tão importante quanto instalar um estande em um evento.
Gostou do nosso artigo? Então, peça uma demonstração e conheça ao vivo as ferramentas que o Inbound Marketing dispõe para sua empresa.