Anualmente pesquisamos e listamos as tendências do Marketing Digital que consideramos as mais importantes para as empresas obterem sucesso. Em 2016, dividimos nosso artigo sobre tendências em duas partes: a primeira, listando 5 tendências e a segunda, com as demais 5 dicas do Marketing digital.
Este ano, resumimos as tendências em 5 áreas que consideramos realidade e que qualquer pequena ou média empresa pode aplicar em sua estratégia de marketing no dia a dia.
Confira nossa nova lista de tendências digitais para 2017
1. E-mail Marketing: a era dos Gifs
Já previamos que o e-mail marketing estava em ascensão em 2016. Isso se concretizou devido a crescente do Inbound Marketing e do Mercado Eletrônico que utilizam desse canal para chegar até os clientes. Empresas entenderam que as lista de e-mails bem segmentadas e conteúdos produzidos com qualidade e relevantes são poderosas ferramentas para o sucesso das estratégias digitais.
Uma das novidades que apareceu em 2016 e que será muito utilizada em 2017 é o uso de GIFs animados nas peças de e-mail marketing e nas newsletters.
Este recurso, já comuns em sites, blogs e nas redes sociais, se tornou um aliado importante na estratégia de comunicação por e-mail. Usado com sabedoria, os GIFs deixam a mensagem dinâmica e dão destaque para as informações ou produtos, aumentando a curiosidade e o engajamento do público.
Ainda vemos poucos GIFs nas campanhas de e-mail. Aproveitar esta chance para se destacar e fazer diferente dos seus concorrentes pode trazer uma surpresa positiva para seus clientes.
2. Inbound Marketing
Cada vez mais forte no Brasil, em 2017 teremos a consolidação do Inbound Marketing, também conhecido como marketing de permissão, que é uma maneira inteligente de se relacionar com o público em diferentes etapas de um processo de compra. As marcas parecem ter finalmente percebido que o marketing tradicional ou o marketing intromissivo não é tão eficiente quanto criar um ecossistema para que o cliente venha até você por causa de conteúdos personalizados e relevantes para ele.
Isso significa que a personalização da comunicação será um grande diferencial competitivo – uma tendência irreversível, que deverá ganhar ainda mais força em 2017.
3. Soberania do Mobile
Não tem mais volta. Mais da metade dos acessos de praticamente todos os sites do mundo é feita por dispositivos móveis, mudando inclusive os critérios de ranqueamento de sites nos mecanismos de busca, penalizando aqueles que ainda não aderiram a presença nos dispositivos móveis.
Sites com design responsivo ou mobile first, otimizados para o carregamento rápido e focados na usabilidade das transições entre a loja física, app e redes sociais, fazem parte de uma estratégia que proporcionam uma experiência mais rica ao usuário. Isso significa que quem ainda não tem seu(s) website(s)s otimizado(s) para dispositivos móveis precisa se preocupar o quanto antes para não perder oportunidades que o mobile oferece.
4. Conversão Social
Todos sabemos do poder das mídias sociais e o impacto diário que elas representam no nosso dia a dia. Sempre se adequando as necessidades das empresas e à maneira com que os internautas interagem, as redes sociais trouxeram uma novidade neste ano, que será mais presente e útil para as empresas em 2017.
As mídias sociais já funcionam como novos canais de conversão, com ferramentas próprias para conversão. As plataformas estão se tornar verdadeiras landing pages, com formulários elaborados e captadoras de leads comprometidos com sua marca.
5. Marketing de Conteúdo
Base do Inbound Marketing, o marketing de conteúdo está evoluindo e se fortalecendo, e será aposta certa no Marketing Digital em 2017. Conteúdo personalizado e de alta qualidade será parte essencial na produção de campanhas interativas em que os leitores possam se informar.
A personalização de conteúdo torna mais interessante para quem o recebe. O resultado disso é visível para quem investe, pois, assim como as outras tendências, a melhor experiência do usuário é o que torna o Marketing Digital efetivo. Produzir e direcionar o usuário para os melhores conteúdos do seu site, como posts, artigos, e-books e outros materiais ricos visam conquistar e reconquistar o lead.
Não existe milagre em Marketing Digital, existe planejamento e um relacionamento contínuo com o seu público de maneira inteligente e atrativa. As empresas estão entendendo cada vez melhor essa nova forma de comunicação. Para aquelas que investem em Marketing Digital, o segredo do sucesso em 2017 está em pensar novas estratégias para atingir e interagir com seu público de maneira ainda mais assertiva, oferecendo conteúdo relevante e encorajando-o a se engajar cada vez mais. Com isso, o nível de confiança na empresa cresce, assim como as perspectivas de fechamento de negócios.
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