Agência de marketing digital no Rio de Janeiro | Planejamento de marketing digital para empresas SP

Marketing Digital: Como Analisar o Tráfego do Seu Site

Em marketing digital, muito se fala sobre métricas e que na internet tudo se mensura, correto? Então, de que adianta divulgar sua empresa se você não sabe analisar o tráfego nem mensurar os resultados obtidos?

Analisar os resultados é uma das tarefas mais importantes que deve-se ter em qualquer tipo de ação de marketing digital.

Na internet existem várias ferramentas para monitorar os resultados de cada campanha e é fundamental ter estratégias bem alinhadas para entender melhor o que cada ação propicia em termos de resultados.

Exemplos:

  1. Quantas vendas foram realizadas durante os últimos 12/6/3 meses ?
  2. Quantas pessoas deixaram de comprar um produto na última etapa da compra?
  3. Quantas pessoas se cadastraram para receber a newsletter?
  4. Quantas vezes o seu site foi acessado através de um link do e-mail marketing?
  5. Qual link foi o mais acessado?

Todas essas informações podem ser obtidas através de ferramentas, softwares e/ou plataformas de análise de tráfego. Para te auxiliar, vamos iniciar uma série de artigos abordando esse assunto.

Análise de Métricas: Primeiros Passos

Para saber como analisar as métricas importantes e o tráfego do seu site, é ncessário entender a origem de uma visita ou como uma conversão é classificada.

Tráfego Direto

Tráfego “Direto” é aquele visitante que acessa sua página diretamente, digitando o endereço de sua página no navegador. Quando o visitante clica em algum link fora do navegador (dentro do um arquivo .pdf, mensagem de texto ou mensagem instantânea, por exemplo), sua visita também é classificada como tráfego “Direto”.

Saiba Mais!  SEO local: Alcance mais clientes em sua região 

Pesquisa Paga

Uma visita é classificada como “Pesquisa paga” quando sua origem é um serviço de busca (como Google, Yahoo e Bing) e o acesso é através de algum link pago, como links de anúncios e campanhas do Google Ads.

Pesquisa Orgânica

Uma visita é classificada como “Pesquisa orgânica” quando sua origem é o clique em um link na parte gratuita dos resultados de um site de busca, como o Google, Bing e Yahoo.

E-mail

Uma visita é classificada como “E-mail” quando sua origem é um clique em um link dentro de uma campanha de e-mail marketing.

Referência

Uma visita é classificada como “Referência” quando sua origem é um clique em um link não-patrocinado dentro de outro site (desde que este site não seja uma rede social ou serviço de busca).

Social

Uma visita é classificada como “Social” quando sua origem é um clique em um link (pago ou não) dentro de uma rede social, como Twitter, Facebook, Instagram, Linkedin, Google Meu Negócio etc.

Display

Uma visita é classificada como “Rede de Display” quando sua origem é um clique em alguma forma de anúncio gráfico (ex. banner) em outro site. O exemplo mais comum são as campanhas criadas pela Rede de Display do Google Ads.

Saiba Mais!  Estratégias eficazes de marketing digital para gestores

Outras Publicidades

Uma visita é classificada como “Outras publicidades” quando sua origem é um clique em um link pago e sua classificação não é enquadrada em nenhuma das categorias anteriores. Trata de casos como os anúncios em vídeos do YouTube, por exemplo.

Outros

Uma visita é classificada como “Outros” quando ocorre através de um link não patrocinado e não se encaixa em nenhuma das categorias anteriores. Acessos por meio de um Feed RSS, por exemplo, entram dentro dessa classificação.

Desconhecido

Uma visita é classificada como “Desconhecido” quando não há informações sobre a origem dela.

O Studio Xpress é uma agência de marketing de digital focada em resultados. Entre em contato para agendar uma reunião inicial, sem compromisso.



Agência de marketing digital. Marketing digital, SEO e diagramação para empresas. Rio de Janeiro, RJ, SP e DF.