Algumas das heranças que 2022 deixará ao mundo estão muito relacionadas ao contexto econômico. Segundo o Fundo Monetário Internacional , o crescimento econômico global foi revisado de 6,1% em janeiro de 2022, para 3,2% em junho.
Com a retração econômica, o Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB Brasil) aponta que entender o consumidor em suas diversas nuances é peça-chave para a construção de um branding que entregue valor ao mesmo, tempo em que ganha awareness. Rumo a uma “disrupção de marca”, o Instituto elencou seis tendências da publicidade digital para o próximo ano no relatório Brand Disruption 2022. Confira:
– O varejo (re)inventado: segundo o estudo “Tendências: As compras no Mercado Livre”, o comércio eletrônico deve representar 21,5% do total de vendas no varejo a nível global. Além disso, a América Latina se destaca neste aumento, com uma variação de 20,4% neste ano – com o Brasil como líder. A guerra dos fretes se intensifica e mostra que o consumidor quer comprar o produto de casa para recebê-lo no menor prazo possível. Outra tendência é o chamado “phygital”, em que, apesar da relevância de estratégias digitais, a interação do consumidor pode ser feita no mundo real.
– O poder de uma causa: consumidores esperam comportamentos novos e mais sustentáveis das marcas. 76% concordam que empresas devem se esforçar para acabar com o racismo, xenofobia, entre outros; 74% acreditam que as marcas têm um papel importante a desempenhar na sociedade; e 76% dos brasileiros consideram a sustentabilidade ao comprar.
– Sentindo na pele: as experiências voltaram à tona após o período de isolamento social imposto pela pandemia. O setor de eventos e de turismo foram alguns dos mais beneficiados. O Rock in Rio, por exemplo, reuniu 700 mil pessoas e teve impacto econômico de mais de US$ 2 bilhões. O Web Summit terá uma edição no Rio de Janeiro a partir próximo ano. A expectativa é de que ele reúna aproximadamente 10 mil pessoas em sua primeira edição.
– Dinheiro nas nuvens: cerca de 21% da população conectada já declara ter algum investimento em criptomoeda em 2022, conforme indica a Kantar Ibope. O mobile foi uma revolução nas transações: 67,1 bilhões de transações financeiras foram feitas por este canal em 2021. Isso indica que o futuro vislumbra a quase que uma extinção do dinheiro em espécie.
– Vídeo supernova: 2022 foi o ano do vídeo e dos streamings. A Kantar Inside Video 2022 mostra que o brasileiro conectado assina uma média de 1,6 serviços da categoria.
– Experiências virtuais – destino metaverso: um dos temas mais comentados e debatidos em 2022 e isso não deverá mudar. A ascensão da Web 3.0 e seus desdobramentos já está na mira de anunciantes. O relatório da IAB traz o dado da Statista que espera que esse mercado chegue a US$ 47.48 bilhões no final deste ano. Já até 2030, o crescimento deverá alcançar a marca de US$ 678.7 bilhões.
FONTE: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/tendencias-publicidade-digital
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