Ebook -Studio Xpress Agência de marketing digital RJ e SP

Como criar um eBook do zero e chegar ao “awesome”

Hoje, praticamente todo mundo está na Internet em busca de respostas para algum problema — e muitas empresas tentam atrair esses internautas por meio de infoprodutos. Assim, os eBooks são uma ótima estratégia de comunicação empresarial ou educativa, podendo ser utilizados para diversas finalidades.

Uma das principais vantagens da publicação de um eBook é a possibilidade de o seu autor ou instituição se destacar e se tornar uma referência no mercado. Afinal, um dos principais objetivos desse infoproduto é educar o público sobre um tema ou segmento. Com isso, os leitores passam a valorizar mais as soluções e informações propostas pela instituição, como um todo.

Além disso, o eBook ainda apresenta uma série de outros benefícios, podendo inclusive ser comercializado. Para aproveitar as vantagens, entretanto, é necessário elaborar um conteúdo de qualidade e relevância. Acompanhe a leitura e confira as etapas gerais de criação de um eBook.

Escolha do tema

Bem, o primeiro passo na elaboração de um eBook é a definição do tema abordado. Nesse sentido, é imprescindível considerar duas questões: as especialidades do autor e os assuntos de interesse do público.

É simples: quando uma pessoa se propõe a ler um eBook, geralmente ela está em busca de respostas para algumas perguntas, e quer respostas de uma fonte confiável. Assim, você precisa antecipar quais são essas questões para oferecer um conteúdo relevante aos seus potenciais clientes. Para isso, você deve definir as personas do seu negócio e, a partir daí, planejar um material que contemple toda a experiência dos clientes com o seu negócio, direcionando eles à solução que você oferece. Além disso, o tema deve ser, de preferência, um aspecto de um nicho, pois o texto deve abordar tudo de maneira completa. Afinal, conteúdos muito generalizados não convencem ninguém. 

Desenvolva o conteúdo textual

Após encontrar o tema do eBook, então, é hora de definir as abordagens do assunto e organizar os tópicos que serão levantados no texto. Para muitas pessoas, pode ser difícil visualizar algo que nem foi iniciado, mas criar uma apresentação pode facilitar essa projeção.

Saiba Mais!  Quanto custa contratar uma agência de marketing digital?

Em primeiro lugar, o conteúdo deve ser dividido conforme uma sequência lógica dos pontos mais relevantes às personas, a fim de tornar a leitura mais fácil e agradável. Desse modo, depois de estabelecer tudo o que será contemplado no eBook, separe o conteúdo em tópicos sem perder de vista a linearidade do texto. Então, comece a desenvolver um texto para cada ponto do tema.

Nem precisamos dizer que a redação deve ser persuasiva e mostrar que o seu negócio tem a solução perfeita para os problemas de quem o lê. Além disso, você deve ter cuidado para transmitir tudo com clareza, sem redundâncias ou termos que exigem pesquisas fora do conteúdo.

Dicas de redação

Bem, o texto pode assumir características diferentes conforme o tema do eBook, as personas do negócio e a finalidade do produto. Em geral, no entanto, alguns atributos podem ser estabelecidos de antemão. Confira algumas dicas a seguir:

  • dividir o conteúdo em diferentes capítulos ou seções pode tornar a experiência de leitura mais agradável e rápida;
  • escrever parágrafos curtos melhoram o fluxo do texto, além de adicionar espaços em branco, o que deixa o eBook mais “limpo”;
  • utilize bullet points, além do negrito e itálico, para destacar as partes mais importantes do texto;
  • sempre termine o conteúdo com um call-to-action, estimulando o leitor a agir conforme as ideias expostas no eBook;
  • faça uma revisão completa de todo o texto do conteúdo, avaliando tanto a ortografia quanto a relevância das informações;
  • deixe o título definitivo do eBook por último, já que será mais fácil defini-lo depois que todo o texto estiver pronto.

Inove: pense em outros formatos de conteúdos

Embora o texto seja o principal formato de conteúdo em um eBook, ele nunca deve ser o único. A leitura deve ser instrutiva e persuasiva, mas a fluidez também deve estar presente no produto final. Assim, é imprescindível investir em outros formatos, como ilustrações, gráficos, tabelas, infográficos e fotografias. É possível até mesmo incorporar vídeos dentro do seu material digital, sabia?

Saiba Mais!  SEO para iniciantes: Guia essencial de SEO para seu site aparecer no Google

Os elementos visuais, no entanto, devem integrar o eBook de modo a ilustrar o tema e facilitar a absorção do conhecimento transmitido. Desse modo, selecione conteúdos visuais que acrescentem algo à experiência do leitor. Os leitores de um eBook estão em busca de respostas, mas eles certamente podem buscá-las em outros locais. Por isso, além de um conteúdo completo e bem redigido, a leitura deve ser agradável. Neste ponto, publicações em formatos digitais conseguem trazer interatividade e aumentar o engajamento.

Lembre-se que seu produto final deve guiar o leitor numa jornada convidativa a ser seguida até o final com prazer e interesse.

Formate o eBook

Após a redação do conteúdo e a seleção dos elementos visuais que vão compor o eBook, chegou a hora de finalizar o produto. Para o layout e a diagramação, talvez você mesmo tenha talento e habilidade, ou possa aprender por conta própria na internet — só é preciso disposição e tempo para deixar tudo perfeito. Mas é essencial que essa etapa do trabalho seja feita com o máximo de atenção e capricho. Caso seu produto seja para venda ou se for fazer parte do portfólio da sua empresa, vale considerar contratar uma agência especializada em publicações digitais, que poderá orientá-los sobre formatos e trazer opções criativas e inovadoras para seu projeto.

Uma formatação profissional, além de passar credibilidade sobre o conteúdo, garante uma leitura agradável e prática. Ninguém quer abrir um eBook e encontrar informações que precisam ser decifradas, e um bom design evita esse problema. Além do mais, uma agência poderá pensar em soluções criativas e formatos digitais avançados, para que seu conteúdo seja mais atrativo e com isso, que ele possa ser consumido em larga escala.

Saiba Mais!  A importância do SEO no marketing digital

Ao fim de tudo, antes da divulgação, você deve fazer mais uma revisão criteriosa para identificar eventuais erros que passaram despercebidos. A formatação também é passível de erros, ainda que feita por um profissional. Assim, é imprescindível que sejam verificados todos os elementos que compõem o design. Depois, é hora de colocar seu plano de divulgação em prática.

Gostou das dicas? Continue nos acompanhando para mais conteúdos.

Conheça alguns de nossos Projetos Digitais:

Relatório de atividades e gestão| VPPCB 2020

https://portal.fiocruz.br/vppcb-vice-presidencia-de-pesquisa-e-colecoes-biologicas/relatorio-2020

Sobre a VPPCB

A Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) da Fiocruz é responsável pela proposição de diretrizes da pesquisa institucional e contribui com investimentos em CT&I para a geração de conhecimento e para a formação e qualificação de recursos humanos, por meio de editais internos para projetos e bolsas de pesquisa. A VPPCB também coordena a gestão das coleções biológicas da Fiocruz, que são fontes de exemplares de micro-organismos, invertebrados, plantas e amostras histopatológicas relacionadas a pesquisas em saúde pública, além de oferecerem produtos e serviços qualificados para aplicações em CT&I. As coleções biológicas são partes essenciais da infraestrutura de pesquisa e fundamentais para áreas como conservação, pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. Seu importante papel foi reconhecido pela nova lei brasileira, Lei 13.123/ 15, sobre o acesso aos recursos genéticos. A VPPCB, por meio de suas ações de  indução  e  fomento à  pesquisa,  trabalha de forma conjunta e alinhada às demais vice-presidências e Institutos da Fiocruz nas temáticas estratégicas vinculadas à agenda de prioridades institucionais.

Está em busca de uma agência de marketing digital experiente e qualificada? Entre em contato conosco e solicite um atendimento inicial por aqui.


por

Tags:

×

 

Olá!

Clique para falar com nosso atendimento via WhatsApp

× Como posso te ajudar? Envie sua dúvida aqui!