As condições, usabilidade para todos e compatibilidade para tudo nunca foi tão notório como é hoje no meio digital. Algo que potencializa esta condição e muito citado em blogs de tecnologias é a questão do design responsivo (responsive design). Para entendermos o que é e qual real função do design responsivo, temos que compreender o mundo virtual que presenciamos hoje.
Antigamente, desenvolvedores não tinham muito que adaptar seus layouts, pois grande parte da internet era acessada por resoluções e navegadores semelhantes, diferente de hoje, era em que temos que nos preocupar que nossos sites sejam carregados em desktops, smartphones, tablets, TVs e outros meio inimagináveis que já existem de diferentes medidas, formatos e polegadas.
A quantidade de smartphones em uso no Brasil dobrou de 2011 para 2012. O percentual de penetração destes aparelhos no país passou de 9% para 18%, segundo pesquisa realizada pelo CONECTA/Ibope em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN). Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos Mediact e encomendada pelas agências WMcCann e Ponto Mobi , 19 milhões de brasileiros possuem aparelhos smartphones. Número esse que representa um terço dos internautas do país.
Significativo, não? Daí que surge o design responsivo que independente de qual aparelho e resolução utilizada, o conteúdo web responsivo vai se adequar a este espaço, sem perder suas informações, nem perder a capacidade de transmitir o conteúdo necessário ao usuário final. Estes layouts fluídos aperfeiçoam e facilita a navegação dos usuários.
Design Responsivo – Para quando e quem:
Imediato. A adoção e evolução dos padrões de internet nunca foram tão necessárias como hoje e após o Google ter confirmado indiretamente que para a área de SEO (otimização para buscadores) o design responsivo é o mais indicado, torna-se esta adequação aos tipos de plataforma uma necessidades básica para aqueles que fazem da web um canal direto com o consumidor.
No mundo empresarial, não basta mais ter um site e estar presente nas redes sócias. Precisa-se adaptar às novas lógicas de consumo, cada vez mais formatadas para a mobilidade, rapidez e navegação user-friendly.
Conclusão:
É real, significativo e veloz, o crescimento e a ampliação do acesso à internet móvel. Cada vez mais pessoas aderem a esse tipo de plataformas e tendem a passar mais tempo conectados, usufruindo cada vez mais de seus serviços. Compras on-line, por exemplo.
O design responsivo não resolve todos os problemas e talvez nem seja a solução ideal para todos. Um site dedicado a cada dispositivo pode ser a melhor opção dependendo do contexto do projeto. Porém o design responsivo definitivamente é um caminho mais rápido e amigável com um melhor custo benefício para muitos.
Aqui no nosso blog vamos detalhar melhor sobre Design Responsivo e outras questões pertinentes sobre o mundo digital.