Black Friday

Dicas para não cair nas ciladas da Black Friday 2016

Importada dos Estados Unidos, a Black Friday acontece no Brasil desde 2010 e chega em 2016 num momento econômico bem peculiar para todos.

Este ano, a Black Friday acontecerá em 25 de novembro, quando o comércio em geral e, sobretudo, o comércio eletrônico, oferece descontos acima da média, atraindo milhares de consumidores com promoções e descontos. Só este ano a data deve movimentar mais de R$ 2 bilhões, com base no histórico das edições anteriores.

A #BFB2016 é o momento para lojistas e varejistas aproveitarem para esvaziar estoques e dar espaço às novidades de final de ano – e um momento especial para os consumidores aproveitarem os descontos e comprar seus objetos desejados.

Por isso, o consumidor deve redobrar a atenção durante esse período, evitando, assim, ser vítima de fraudes e golpes aplicados por sites mal-intencionados. Muitos deles se aproveitam do evento para enganar os consumidores, que, afoitos por adquirir produtos com um bom desconto, se deixam levar pelos preços “imperdíveis” e descontos “astronômicos”, comprando sem se preocupar com a credibilidade da empresa ou qualidade do produto. O site do Procon de SP criou uma lista com as lojas virtuais e sites não confiáveis que o consumidor deve evitar. Outras unidades do Procon também têm essa lista e vale a pena conferir, pois muitos desses sites ainda estão no ar.

Para ficar longe de uma cilada, confira algumas dicas.

Saiba Mais!  Otimizando seu site: Dicas para otimizar seu site e torná-lo mais atrativo e eficiente para atrair visitantes e converter leads

DICAS PARA NÃO CAIR NA BLACK FRAUDE

1) Não confie em tudo o que vê

Procure saber se a promoção é verdadeira. Sites de monitoramento de preços, como Zoom e Buscapé, podem ajudar a fazer compras inteligentes e validar se realmente aquele produto está com desconto. Quando o desconto for grande demais, desconfie.

2) Lojas Virtuais seguras

Pesquise sobre a empresa em que está adquirindo os produtos e o seu histórico de reclamações e qualificações. O mais recomendado é acessar o site Reclame Aqui, canal especializado em informações sobre as empresas, onde o consumidor tem acesso à informações e também a reclamações de outros clientes.

3) Forma de Pagamento

Evite pagar por boleto. Ao encontrar uma boa promoção, opte por pagamentos com cartão de crédito: em casos de cancelamento, ao menos o estorno é garantido. Muitas lojas disponibilizam somente débito e boletos fraudulentos, o que impede o estorno.

4) Fique atento ao valor do frete

Para enganar os compradores, algumas lojas dão um desconto maior no produto, mas aumentam o valor do frete para compensar o valor final do produto. Fique de olho em quanto vai custar para o produto chegar até você e pese na balança se vale a pena o investimento.

5) Prazos de entrega

Fique atento também aos prazos, principalmente para quem deseja antecipar as compras de Natal. Esse é um problema recorrente: promessas de que o produto chega em poucos dias, mas acabam demorando meses.

Saiba Mais!  SEO: O segredo para captar clientes na Internet

6) Tenha paciência

Evite comprar às 0h, às 12h e às 18h: estes são os horários de maior pico e os sites podem apresentar lentidão, quedas no acesso e interromper compras bem-sucedidas.

7) Pesquise, pesquise muito

Não seja precipitado. Não compre o produto na primeira loja ou oferta que encontrar. Durante todo o dia, as promoções podem variar de loja para loja e você pode achar uma oferta que valha mais a pena que a de antes.

8) Cupons e Vale Descontos

Na Internet, existem diversos portais agregadores de promoções, que disponibilizam cupons de descontos. Vale sempre a pena correr atrás de um desconto a mais antes de clicar no botão de “comprar”.

9) Direito do Consumidor de se Arrepender

De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, quando a aquisição de um produto acontecer fora do estabelecimento comercial (através da Internet, por exemplo), o consumidor tem o prazo de reflexão de 7 dias corridos, a contar da data do recebimento do produto, para desistência. Se estiver insatisfeito com a qualidade ou mesmo com o preço do produto, procure se informar no Procon da sua região ou acesse este link para mais informações sobre como proceder neste caso.

 

A Black Friday pode ser um ótimo momento para ganhar um desconto e economizar. Mas lembre-se: o comércio precisa mais de você do que o contrário, então fique atento a essas dicas e boas compras!

 

Saiba Mais!  Otimização SEO no desenvolvimento de sites: importância e práticas 

baixa-guia-loja-virtual



Agência de marketing digital. Marketing digital, SEO e diagramação para empresas. Rio de Janeiro, RJ, SP e DF.