Google lança novo Painel de Status de Pesquisa Google

No final de 2022, o Google lançou o Painel de Status de Pesquisa Google (Google Search Status Dashboard). Com a nova ferramenta, os especialistas em SEO poderão examinar as informações sobre sistemas que impulsionam o mecanismo de busca Google. Este relatório irá fornecer importantes informações para os times de SEO, como quando houver problemas ou interrupção no rastreamento, indexação ou veiculação com o serviço de pesquisa do Google. 

Como o painel de status das pesquisas funciona? 

O dashboard da ferramenta mostra informações dos serviços nos últimos 7 dias com alguns detalhes, e a situação atual do que pode estar afetando o mecanismo de busca. 

Segundo o Google, a equipe de Relações da Pesquisa monitora a situação dos sistemas da pesquisa do mecanismo de busca e analisa tipos diferentes de indicadores, como monitoramento interno e feedback da comunidade. No caso de um problema coletivo, a equipe de Relações da Pesquisa atualiza o painel. Esse tipo de adversidade indica que algo está afetando inúmeros sites ou usuários. 

Quando devo usar as informações do Painel das Pesquisas Google para SEO? 

Se você notou uma dificuldade de indexação ou rastreamento do seu site, antes de iniciar uma investigação mais profunda acesse o painel de status. Verifique se a ferramenta irá enumerar problemas que estão atingindo muitos sites e usuários, e veja se as informações podem estar relacionadas ao contratempo enfrentado por você.   

Saiba Mais!  Segurança na Web: Práticas Cruciais no Desenvolvimento de Sites

O Google deixou claro que quando um problema for exibido no dashboard, enquanto os engenheiros tentam solucioná-lo, simultaneamente irão trabalhar na redução de dados que esse contratempo pode gerar para sites e usuários. 

E se estiver tudo bem no painel de status de Pesquisa Google? 

Caso esteja tudo bem no dashboard, é indicado que você acesse o Google Search Console, um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda a monitorar, manter e resolver problemas da presença de sites nos resultados de pesquisa do mecanismo de busca. O Google também possui o Search Central Help Community, uma central de ajuda focada na busca. Na central, você pesquisar pelo problema que está enfrentando ou a própria equipe do Google te ajuda. 

É importante que os profissionais de SEO continuem analisando e trabalhando com múltiplos cenários viáveis, e que não deixem de fundamentar os problemas encontrados no site em razão dos problemas considerados pelo painel.  

Está em busca de uma agência de marketing digital especialista em SEO? Entre em contato conosco e solicite um atendimento inicial por aqui.