Micro-momentos: a hora certa para se chegar ao cliente

A forma como o consumidor toma suas decisões de compra mudou completamente nos últimos anos. O acesso rápido e fácil a informações por meio dos smartphones, tornou o cotidiano do usuário mais dinâmico e prático. Decisões e opiniões são formadas enquanto se está no ônibus, no trabalho ou fazendo um lanche. Conforme os dispositivos foram se tornando cada vez mais eficientes, o tempo que o usuário gasta para tomar uma decisão se tornou menor.

É nesse contexto que surgem os Micro-momentos: hora que o potencial cliente está realizando alguma busca e sua atenção é atraída por um anúncio que promete satisfazer suas necessidades ou desejos. De acordo com o Google, empresa que cunhou o termo, existem quatro Micro-momentos quando se pode realizar uma ação de Marketing:

1- Quero saber:
Momento em que o usuário está procurando mais informações sobre algo que viu ou ouvir dizer sobre. Para cativar sua audiência de forma criativa nesse Micro-momento é necessário saber o que está em voga nas buscas do seu público-alvo. Por exemplo: Um bar que transmite jogos, pode fazer uma publicação sobre a escalação dos times ou o horário dos jogos.

2 – Quero ir:
A Geolocalização dos smartphones também mudou o relacionamento dos varejistas com o Marketing. Ter um link ou ícone que abra a localização do estabelecimento no GoogleMaps é um recurso que não pode ser ignorado. Segundo o Google, buscas por “próximo de mim” cresceram 55% entre 2014 e 2015.

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3 – Quero fazer:
Não é mais necessário esperar para saber como decorar sua festa, como fazer um penteado ou consertar seu computador. Invista na objetividade desses micro-momentos com vídeos curtos e objetivos ou passo-a-passo ilustrativo com design-gráfico bem trabalhado.

4 – Quero comprar:
Repor algo quebrado, trocar de carro ou smartphone, adquirir um pacote de viagens… São inúmeros os micro-momentos de compra. Nesse aspecto, é fundamental observar em quais situações o seu produto é relevante e “jogar” com elas. Pesquise situações cotidianas e inusitadas e mostre que seu produto pode estar no dia-a-dia do usuário de várias formas.

Os micro-momentos, no geral, precisam de objetividade, pois a intenção de se trabalhar esse recurso é convencer o potencial cliente, em poucos segundos ou minutos, que a sua solução é a melhor do mercado. Saber o que se passa no cotidiano do seu cliente é fundamental para criar estratégias precisas, fato que esbarra e se relaciona aos conceitos de Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo.

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