O fim dos likes no Instagram: o que isso representa para seu negócio

Desde o final de abril deste ano, o Facebook, dono do Instagram, havia informado que a plataforma deixaria de mostrar o número de curtidas nas publicações dos usuários. Os internautas conseguem ver os likes dos próprios posts, entrando em cada um, individualmente, mas não são capazes de ver as curtidas das imagens de outro perfil.

A mudança chegou primeiro no Canadá e, depois, em alguns outros países, até chegar ao Brasil em meados de julho. No Brasil, por enquanto, essa mudança está aplicada somente na versão mobile ou app do Instagram, mas é possível que a mudança não demore a chegar na versão desktop também.

Ainda não é certo que seja uma mudança definitiva, já que ainda está em período de teste. Mas tudo indica que sim, pois o Instagram pautou suas ações na pesquisa #StatusofMind, realizada, recentemente, pela Royal Society for Public Health. O Instagram foi considerado, neste estudo, como o pior aplicativo para a saúde mental da juventude. Ansiedade, baixa auto-estima e perda de identidade foram alguns dos problemas relatados, principalmente entre as mulheres mais jovens. No mesmo sentido do fim dos likes, o Instagram adotou, há pouco tempo, ferramentas anti-bullying, como uma que pede dupla validação para comentários aparentemente agressivos.
Portanto, pelo menos teoricamente, a decisão da plataforma é, justamente dar fim às comparações entre pessoas comuns e instagrammers que ‘vendem’ a ideia de um mundo perfeito.

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Como isso impacta o marketing digital de sua empresa?

Então, se o Instagram faz parte da sua estratégia de Marketing Digital, é bom se acostumar com a novidade. Continue acompanhando nosso post para entender como o fim dos likes pode ser uma excelente oportunidade para o seu negócio e aproveite isso de forma positiva.

O Instagram está mesmo preocupado com a saúde mental dos seus usuários?

Se você utiliza o Instagram profissionalmente ou mesmo fica ligado na plataforma por pura diversão, já deve ter percebido que, nos últimos meses, o alcance, tanto dos likes nas publicações quanto dos próprios stories, caíram drasticamente. Isso acontece por um motivo muito simples: o Facebook (dono do Insta) quer que a gente gaste em publicidade! Mais que preocupados com a saúde mental dos jovens, tirar as curtidas tem a ver com reduzir o alcance da sua conta para que você invista dinheiro na plataforma.

Como melhorar o alcance do Instagram e engajar mais pessoas novamente

Antes de mais nada, não se desespere! Um dos pontos positivos dessa mudança é que, se antes, o usuário era atraído pelo número de likes de um post, agora, grandes e pequenas contas têm chances mais similares de chamar atenção e de prender seu público-alvo.

E mais: Há várias formas de driblar o algoritmo. A chave para essa questão é entender que o que o algoritmo quer é que o usuário passe mais tempo no Instagram. Algumas dicas que podem colaborar para o engajamento de seguidores no Insta:

– A imagem ou a arte do seu post precisa, antes de mais nada, despertar o desejo de sua persona continuar lendo aquele post;
– Não adianta fazer textão. Textos mais elaborados, que façam o internauta parar de rolar a tela para ficar no seu post, são mais que bem-vindos;
– Post do tipo Carrossel (aquele com várias fotos no mesmo post) ajuda bastante a aumentar o tempo de permanência do usuário no perfil da sua marca;
– Faça vídeos! Seja para o feed ou para o IGTV (que também vai para o feed) também faz com que seu seguidor fique mais tempo na sua publicação;
– Defina estratégias que incentivem as pessoas a salvarem seu post;
– Interaja de forma que o seu seguidor deixe comentários (essa é uma métrica de ouro) pertinentes na sua página. Faça o mesmo com seus clientes em potencial, mas nada de só comentar com emojis ou comentários do tipo “linda”, “top” etc. Já existem robôs que fazem isso e o Instagram não é bobo. Comentários elaborados, com mais de duas linhas são mais relevantes;
– Pense em como você pode motivar as pessoas para que seu post seja compartilhado nos stories das outras pessoas;
– Invista em lives com outras pessoas e marcas que tenham o mesmo público-alvo que você. Isso ajuda que todas as contas envolvidas ganhem mais seguidores com potencial de se tornar clientes;
– Transmídia: faça chamadas de um story para uma live ou para um post no feed, por exemplo;
– Comece a levar seus clientes para uma zona de engajamento (pode ser para o Whatsapp, por exemplo) na qual você tenha vários conteúdos de valor + ofertas (afinal, todo mundo precisa vender);
– Separa uma verba para anunciar no Instagram, afinal, não existe almoço grátis!

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E você? O que achou do fim das curtidas no Instagram? Compartilhe com a gente suas percepções e entre em contato caso queira definir uma estratégia para o seu marketing digital.

 

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