Otimização no Google - Studio Xpress Agência de marketing digital RJ e SP

Pesquisas por voz são tendência em otimização para o Google

As pesquisas por voz são o novo desafio para quem deseja otimizar sua estratégia de marketing  digital e melhorar suas posições nos resultados de pesquisa do maior buscador do mundo – o Google. Recentes análises apontam que 1/3 das pesquisas são realizadas por comandos de voz. Auxiliadas por assistentes virtuais com nomes como Siri, Alexa, Cortana e Bixby, a perspectiva é que esse número aumente em 50% até 2020.

Esse recurso nem sempre foi popular. Em 2013, 85% dos usuários de iOS não utilizavam a Siri, então a única assistente virtual. Atualmente, Siri e Google Assistant assumiram a liderança entre os assistentes virtuais, com cerca de 36% de mercado, cada. Alexa da Amazon e Cortana, da Microsoft, estão no 3o. e 4o. lugar, respectivamente.

Em termos de marketing digital, os assistentes virtuais são grandes aliados dos negócios.  Eles ajudam consumidores a comprar produtos, realizar agendamentos, encontrar lojas e profissionais, e muito mais. Por isso eles estão se tornando uma importante ferramenta para empresas que desejam crescer e estar cada vez mais presentes no dia a dia de clientes em potencial.

Porquê a pesquisa por voz está se tornando relevante para o marketing?

O fator decisivo para o aumento no número de pesquisas por voz é a otimização das tecnologias. As primeiras versões dos assistentes virtuais não levavam em conta o “contexto semântico” da pergunta, ou seja, o sentido intencional do usuário.

Saiba Mais!  Entendendo os benefícios do inbound marketing e como ele pode transformar a geração de leads da sua empresa

Vamos a um exemplo: antigamente quando se pesquisava “clima no Rio de Janeiro”, o buscador iria te apresentar um site de meteorologia, um site de fofocas e outro de restaurante. Já os novos mecanismos de busca, assimilam seu histórico de navegação e localização para te fornecer, não só uma resposta rápida do que você quer, como propor outras perguntas complementares.

O comércio é um dos grandes beneficiados pelo aumento do uso da pesquisa por voz, desde que essa nova tecnologia esteja integrada às suas ações de marketing. Quando o usuário do Google, por exemplo, busca por “onde estou”, além de te informar, por meio do seu GPS, o local exato onde ele está, o app fornece uma lista de locais populares por perto, com base em avaliações de aplicativos e proximidade do usuário.

Otimizando seus anúncios para pesquisa por voz

Para quem deseja otimizar a prospecção de clientes a dica é: pessoalidade. As buscas por voz, conforme o público se adapta, estão cada vez mais condizentes com a forma de fala natural das pessoas.

Apesar da maior parte das perguntas usar 3 palavras, as perguntas assumem o rank das pesquisas com palavras conversacionais como “quem”, “onde”, “como”, “o que”. Então, quem deseja otimizar seus anúncios, deve se atentar a formas de expressões “menos diretas”: as pesquisas mudaram de “voo para Recife” para “Quanto custa uma passagem aérea do Rio de Janeiro para Recife”. Percebe-se uma pessoalidade maior na forma como o usuário está buscando a informação.

Saiba Mais!  5 passos infalíveis para dominar o Instagram e alavancar seus negócios 

É visível que a forma como o usuário do Smartphone se expressa verbalmente e pelo teclado são bem diferentes. Contudo o recurso da voz ainda é limitado e certas pesquisas mais complexas não apresentam resultados tão satisfatórios. Esse recurso, no geral, é utilizado para perguntas rápidas e dúvidas momentâneas. Assunto que faz link com uma outra tendência do Inbound Marketing: os micro-momentos. Já ouviu falar?

Acesse o link e fique por dentro do que são micro-momentos e como eles são importantes para o sucesso de seu negócio.

 

Está em busca de uma agência de marketing digital experiente e qualificada? Entre em contato conosco e solicite um atendimento inicial por aqui.



Agência de marketing digital. Marketing digital, SEO e diagramação para empresas. Rio de Janeiro, RJ, SP e DF.