Agência de marketing digital no Rio de Janeiro | Planejamento de marketing digital para empresas

Como o Planejamento Estratégico pode gerar economia para o seu Marketing Digital

Existe o mito de que o Marketing Digital requer pouco ou nenhum investimento. É consenso que tempo e dinheiro são recursos limitados para a maioria das empresas e nenhum investimento pode ser feito sem que haja um retorno compatível. Por isso, é fundamental incluir o planejamento estratégico digital na gestão do seu negócio, que evita gastos desnecessários e pode ser um divisor de águas para sua empresa.

Empreendedores e gestores buscam tirar o melhor proveito da Internet como ferramenta de marketing, mas, na maioria das vezes, apenas repetem ações já executadas por outras marcas, o que nem sempre traz resultado.

Para esses profissionais, existem muitas publicações trazendo tendências, explicações sobre termos específicos e novas mídias que podem ajudar a alavancar seus negócios. O problema é que poucos se atentam a esta premissa essencial do sucesso: a criação de um planejamento estratégico digital relevante, consistente e diferenciado para a marca e os negócios.

Sem um planejamento, ações de Marketing Digital são realizadas de forma aleatória. Campanhas são criadas por impulso e, na maioria das vezes, recursos são gastos sem projeção de KPIs ou análise de resultados.

“É muito comum encontrar empresas que fazem o que os concorrentes estão fazendo. Ou seguem dicas e tendências digitais que encontram por aí. Mas deve-se levar em conta o impacto de cada ação em seu público de interesse e na organização em si”, diz Déia Lima, diretora de Planejamento Digital na nossa agência de marketing digital.

Por outro lado, um bom planejamento de marketing digital engloba conhecimento do seu plano de negócio. De seus  objetivos comerciais. Conhecimento dos concorrentes. Definição de ações com metas factíveis. Depois de se avaliar esse cenário, é possível determinar em quais ações de Marketing Digital a empresa deve investir seus recursos – capital humano, tempo e dinheiro.

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Principais benefícios do planejamento estratégico para o Marketing Digital:

  • Identificação de oportunidades de comunicação;
  • Estratégias coerentes, concisas e embasadas na realidade do cliente;
  • Geração de conhecimento para a empresa a respeito do perfil do target e seus hábitos de consumo;
  • Levantamento sobre percepção de marca, tendências de mercado e concorrência;
  • Análise de ferramentas compatíveis com os objetivos do cliente;
  • Metas factíveis, que possam ser monitoradas e analisadas ao longo do tempo, por um período mínimo de 6 meses.

Ao final do planejamento do marketing digital, o cliente terá em mãos uma visão precisa de onde está e um guia de como alcançar seus objetivos, com atividades planejadas e um cronograma de entregas para o período selecionado.

Se sua empresa pensa em investir em Marketing Digital, é bom começar pelo planejamento estratégico digital. Só com um mapa bem desenhado é possível chegar ao destino desejado, conquistando mais visibilidade e credibilidade, online e offline, reduzindo os contratempos indesejados.


Planejamento de Marketing Digital

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