Marketing Digital e ESG: Pontos fundamentais do ESG marketing ou marketing verde

Os hábitos de consumo mudaram nos últimos anos, e a maioria das pessoas prefere produtos de marcas que adotaram condutas conscientes e que produza pouco ou quase nada de impactos ambientais. O termo ESG é um conceito de padrões e boas práticas corporativas onde o foco não está apenas nos aspectos financeiros, mas em uma empresa sustentável e comprometida socialmente.

O Economist Intelligence Unit (EIU), em parceria com a WWF (World Wildlife Foundation), realizou uma pesquisa que mostra que a procura por produtos sustentáveis cresceu 71% nos últimos cinco anos. Segundo pesquisa da Global Consumer Pulse, 83% das pessoas preferem as marcas que se posicionam a respeito de pautas ambientais e sociais.  

Um dos fatores que colaborou para o avanço mundial da procura por empresas com práticas ESG é a diferença entre gerações, pois os mais jovens têm tido mais acesso a informações acerca da diversidade e sustentabilidade, por exemplo. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Morgan Stanley, mostra que 86% dos Millennials têm interesse em investimento sustentável. E de acordo com um estudo de comportamento feito pela Le Fil, 94% da Geração Z têm o hábito de defender causas e avaliar os valores e impactos que as marcas geram em âmbito social e ambiental. Esse posicionamento adotado por eles influencia no consumo, favorecendo as empresas com o ESG como prática. 

Como aplicar práticas de ESG no marketing? 

1- Planeje ações na empresa: crie atividades e campanhas de endomarketing que apoiem a inclusão e a diversidade de gênero. 

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2- Conheça bem seu consumidor: procure saber por quais assuntos ele se interessa, o que seu nicho acha relevante e o que espera da sua marca. 

3- Mostre suas ações: seus colaboradores e seus consumidores precisam de conteúdo informativo sobre suas práticas. Exemplos: crie posts para as redes sociais, participe de ações sociais sem fins lucrativos, produza artigos para seu blog e compartilhe nas suas mídias sociais profissionais.  

4- Mantenha a transparência: deixe disponíveis relatórios e documentos que mostrem as ações ESG da sua empresa. 

Investir em estratégias de marketing voltadas para o ESG (ou marketing verde) é importante para a redução de custos e o aumento da competitividade, já que os clientes preferem comprar produtos de marcas que sejam conscientes com os impactos ambientais. E os investidores preferem financiar empresas empenhadas com a sustentabilidade.