Tendências do Marketing Digital para 2016 (2ª parte)

Em sequência ao nosso artigo, conheça as outras 5 tendências do Marketing Digital para 2016. Caso não tenha visto, confira aqui a 1ª parte das tendências web e fique por dentro das novidades.

6) Formulários elaborados e mínimos para captura de leads.

Na web, preencher é preciso, goste você ou não, e nos últimos meses o uso desse recurso cresceu de forma acentuada, tudo para a captura de leads segmentados.

Quem nunca precisou preencher um formulário para participar de um webinar, baixar infográficos ou fazer download de e-books?

Os formulários são úteis para o comercial e para o departamento estratégico de uma empresa. É por meio deles que muitas ações podem ser tomadas. Então, a dica para obter sucesso na captura de leads é ter uma interface amigável e de boa qualidade, sem deixar pecar no visual – ninguém gosta de preencher aqueles formulários padrões com caixinhas pequenas e cinzas.

Para não perder o lead, temos que pensar muito bem quais campos devemos solicitar para não afastar os usuários. Lembre-se: na web, menos é mais – quesito essencial para evitarmos distrações e desistências e termos uma boa taxa de conversão.

7) Vídeos

Você sabia que o YouTube é a segunda rede social mais acessada do mundo? Pois então, o  vídeo se tornou uma das melhores maneiras de passar uma mensagem direta e efetiva aos clientes.

Há diversos tipos de vídeos que podem ser utilizados nos sites e redes sociais. Os institucionais, de apresentação, testemunhais e de degustação de produtos, por exemplo, são excelentes formas de transmitir uma ideia, posicionamento e oferta.

O mercado de produção de vídeos está em alta e trabalhá-los no seu mundo digital pode trazer bons resultados.

Conheça algumas empresas parceiras do Studio Xpress que podem ajudar nessa produção.

>> Zuppa Filmes 

>> Manduca Criações

8) Sites  na palma da mão

O Brasil conta com 306 milhões de dispositivos conectados à internet, sendo 154 milhões deles smartphones, segundo um estudo divulgado em abril de 2015 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Um site cuja visualização não funciona corretamente num smartphone virou necessidade e deixou de ser tendência.

Outra indicação do favorável crescimento de sites mobile e sites responsivos é a posição nos rankings dos motores de busca. O Google, por exemplo, dá prioridade a sites mobile friendly nos resultados de busca.

Confira um exemplo de site mobile desenvolvido pela nossa equipe em 2013.

>> Somat Contadores

 

9) A saturação do social e a ascensão do e-mail marketing

Não são só as pessoas que estão saturadas com o excesso de informação nas redes sociais, as empresas também estão. Está cada vez mais difícil para elas desenvolverem um conteúdo relevante e que obtenha um alcance expressivo.

No entanto, as redes sociais são excelentes ferramentas de divulgação de materiais criativos e um excelente canal de contato direto. Resta ao seu marketing saber qual/quais delas utilizar e, agora, saber em qual/quais delas investir. Sem uma verba destinada às redes sociais, fica difícil competir por uma audiência expressiva.

Saiba Mais!  Principais fatores de sucesso na Gestão de Projetos de marketing digital  

Como vimos, o social não está em queda, mas podemos observar que nos últimos tempos o uso dos e-mails como forma de oferta de conteúdos e divulgação de produtos voltou a ser muito utilizado pelas empresas. O percentual de pessoas atingidas pela caixa de entrada é maior que no social e a automação vem fazendo toda a diferença para aqueles que sabem utilizar o e-mail marketing como um canal direcionado.

 

10) Experiência web

A frustação de receber algo que não te interessa na web é bastante comum. As pessoas estão exigindo cada vez mais interne inteligente e personalizada. A internet das coisas, o big data, a automação e o Analytics deixam a experiência do usuário cada vez mais interpessoal e direcionada.

Analisar todos esses dados, relatórios e métricas de forma estratégica é saber interagir diretamente com o seu público de interesse e, consequentemente, ganhar mais likes, compartilhamentos, conversões e satisfação garantida.

Todas as tendências identificadas estão rapidamente se tornando padrão no marketing digital e sua aceitação pelos usuários é relevante. Estar em dia com o melhor da web não é só modismo, é estar um passo à frente diante da concorrência e lado a lado de quem realmente importa: seu cliente.



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