Tendencias do marketing digital -Studio Xpress Agência de marketing digital RJ e SP

7 tendências do Marketing Digital para 2020

Oferecer bons produtos ou serviços é o básico para qualquer empresa no mercado atual. Para empreender, de fato, com excelência, é fundamental criar uma compreensão sobre como melhorar a experiência do seu consumidor utilizando os recursos disponíveis. Dessa forma, apostar nas tendências do Marketing Digital relacionadas ao comportamento do público é uma ótima pedida para aumentar as oportunidades de negócio.

Estratégias que têm a internet como base vêm se consolidando e atraindo cada vez mais marcas – sejam elas de quaisquer tamanhos. Para te ajudar com as táticas mais eficientes para atrair consumidores para o seu negócio e ampliar o alcance de sua marca, listamos abaixo as principais tendências do Marketing Digital para 2020.

Muitas delas, se você é uma pessoa que gosta de se manter atualizada na área, já apareceram em pesquisas de anos anteriores, o que mostra somente que as ações citadas têm se estabilizado cada vez mais.

1 – Comunicação por mensagens privadas

Aplicativos como Telegram, WhatsApp, Viber e WeChat, bem como o uso de mensagens diretas pelo Twitter ou Instagram chama a atenção de muitas empresas – que já estão otimizando a utilização dessas ferramentas para fechar negócios.

A popularidade desses aplicativos e a constante checagem em cada um deles pelos usuários justifica o investimento na elaboração de boas estratégias para esses canais, além, claro, do bom atendimento.

A expansão das funcionalidades para o segmento business não param: além da prevista função de nutrição de leads, logo os clientes poderão efetuar seus pagamentos diretamente nos aplicativos. O WhatsApp, por exemplo, já anunciou o lançamento do WhatsApp Payment aqui no Brasil – que já é uma realidade na Índia.

2 – Transição da era dos likes para a era da voz

Pesquisas por voz

Quando falamos em marketing de busca, é imprescindível falarmos sobre o aumentos pelas pesquisas feitas por voz. Atualmente, 34% dos brasileiros utilizam comandos por voz e, segundo uma pesquisa realizada pela ComScore, esse número deve atingir os 50% em 2020, impactando consideravelmente a forma como as empresas deverão trabalhar seus conteúdos para otimizar essa ferramenta de busca. Isso se deve, entre outros fatores, à aceitação de pesquisas por voz em português de aplicativos como Google Home e Alexa – antes, restritas ao inglês.

Saiba Mais!  Segurança na Web: Práticas Cruciais no Desenvolvimento de Sites

As pesquisas feitas por voz são realizadas em plataformas de busca como o Google ou em aplicativos como Google Assistente, Cortana e Siri e possuem uma estrutura semântica bem distinta das pesquisas feitas pela escrita, o que significa que será necessário adaptar sua estratégia de SEO para esse tipo de busca.

Conteúdos Sonoros

Vale lembrar que a tendência vai muito além das meras pesquisas. Elaborar conteúdos sonoros como players alternativos à leitura de um post ou investir na produção de podcasts podem gerar experiências eficientes para esse novo perfil de público multitask.

Conteúdos gratuitos e considerados de valor para o seu cliente, farão com que ele não só se sinta contemplado como recomende seu canal para terceiros, ampliando, assim, sua autoridade no mercado e o alcance orgânico da sua marca. Importante ressaltar que o ideal é que esses conteúdos não sejam comerciais.

3 – Expansão da busca visual

Você sabia que quando informações são transmitidas ao nosso cérebro em forma de imagem, elas são processadas 60 mil vezes mais rápido que qualquer texto? E mais:  90% das informações enviadas ao cérebro humano são em forma de imagem.

Dito isso, fica fácil perceber a tendência do marketing na exploração desse recurso, tornando os processos de busca visual cada vez mais frequentes e otimizando a experiência do usuário.

A partir de uma imagem enviada pelo usuário (que pode ser, inclusive, um printscreen) é possível iniciar uma pesquisa visual por artigos semelhantes à imagem enviada – o que faz com que essa modalidade de busca seja um método agregador a e-commerces.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela francesa Criteo, empresas que começarem agora a investir nesse recurso, poderão obter, em dois anos, margens de lucro 30% superiores.

Saiba Mais!  Os benefícios da mídia programática: eficiência e precisão na publicidade digital

Por isso, cuidar para que o estoque de imagens dos seus produtos esteja em dia e investir na otimização do SEO, em especial o relacionado a imagens, inserindo title tags e descrições é fundamental para que o mecanismo de busca possa trabalhar a todo vapor.

Existe ainda um estudo da Slyce que afirma que o uso da busca visual é responsável pelo
aumento de 48% das visualizações do produto, de 58% da taxa de permanência no site e de 9% do ticket médio.

4 – Humanização nas ações de marketing

Com a novas gerações que trazem jovens cada vez mais conscientes no que tange o consumo, a humanização constante e progressiva nas ações de comunicação e marketing tem se mostrado uma chave primordial para o sucesso das empresas.

Quando escrever uma newsletter, um post no Linkedin ou em qualquer rede social, lembre-se de pensar em UMA pessoa – mesmo sendo um conteúdo que atingirá milhares. Conte histórias, dialogue, mostre suas expertises, compartilhe conhecimento, experiências e esteja presente. Com emoção, empatia e ética é possível se comunicar de forma efetiva com as pessoas do outro lado.

5 – Experiências ainda mais personalizadas

A sua experiência na internet (suas buscas, seu histórico) são base para os conteúdos e as recomendações que as redes sociais trarão para você. Canais mais acessados, temas mais pesquisados e até perfis mais conhecidos são recursos que otimizam a personalização da sua navegação.

Nas newsletters, por exemplo, já é comum que os usuários recebam ofertas personalizadas e essa tendência promete alcançar o topo no ano que vem.

Quando falamos de Facebook Ads e Instagram Ads, a lógica também se aplica, sendo necessária a elaboração de anúncios para cada estágio do funil, seguindo a seguinte linha de raciocínio:

Topo: foco em dados demográficos, públicos semelhantes, comportamentos e interesses. Exclua quem já interagiu com a marca, sejam compradores, fã, visitantes do site ou leads.
Meio: Exclua os compradores e foque nos leads, visitantes e fãs.
Fundo: Inclua aqueles que adicionaram produtos ao carrinho, mas não finalizaram a compra e exclua os compradores.

Saiba Mais!  Black Friday 2023: Aproveite para turbinar seu marketing digital

6 – Crescimento de ferramentas de análise de sentimento

Gerar reações positivas na audiências é um dos grandes objetivos do marketing e essa tem se tornado uma métrica de ouro. Por isso, sistemas, técnicas e ferramentas de inteligência artificial têm se desenvolvido com o objetivo de classificar os comentários como positivos, negativos ou neutros de maneira sistemática, estabelecendo uma média geral do sentimento de certa audiência.

A partir da análise de palavras-chave dos usuários, como “odiei” ou “gostei”, o sistema se desenvolve e aprimora seus próprios critérios de mensuração. Uma das métricas mais utilizadas nesse modelo é o que chamam de “saúde do monitoramento”, quando divide-se os comentários neutros ou positivos pelo total de interações.

7 – Crescimento do Google Meu Negócio

A ferramenta gratuita do Google para promoção de pequenos e médios empreendimentos locais recebe novos recursos mensalmente e garante uma excelente exposição na página do Google. Novas empresas têm sido atraídas por conta das funcionalidades do Google Meu Negócio e logo a competição ficará bem acirrada para conquistar destaque nas páginas do Google e Google Maps, exigindo um aperfeiçoamento ainda maior das marcas.

Como dito anteriormente, muitas dessas tendências já estão em vigor há algum tempo – o que se vê é uma intensificação dessas ações. Além de tudo o que citamos acima, vale mencionar a ampliação do investimento em inteligência artificial, a valorização da transparência de empresas, a crescente utilização de influenciadores digitais e a maior atenção nas estratégias de SEO.

Se você tem uma pequena ou média empresa e quer se destacar no mercado, entre em contato com a nossa equipe. Aqui na Studio SX, podemos traçar as melhores estratégias para que o seu 2020 seja ainda mais próspero!

Está em busca de uma agência de marketing digital experiente e qualificada? Entre em contato conosco e solicite um atendimento inicial por aqui.



Agência de marketing digital. Marketing digital, SEO e diagramação para empresas. Rio de Janeiro, RJ, SP e DF.