Marketing Estratégico com Automação | Agência de marketing digital RJ SP DF

Agência de marketing digital no Rio de Janeiro | Planejamento de marketing digital para empresas SP

Marketing Digital: Como Analisar o Tráfego do Seu Site

Em marketing digital, muito se fala sobre métricas e que na internet tudo se mensura, correto? Então, de que adianta divulgar sua empresa se você não sabe analisar o tráfego nem mensurar os resultados obtidos?

Analisar os resultados é uma das tarefas mais importantes que deve-se ter em qualquer tipo de ação de marketing digital.

Na internet existem várias ferramentas para monitorar os resultados de cada campanha e é fundamental ter estratégias bem alinhadas para entender melhor o que cada ação propicia em termos de resultados.

Exemplos:

  1. Quantas vendas foram realizadas durante os últimos 12/6/3 meses ?
  2. Quantas pessoas deixaram de comprar um produto na última etapa da compra?
  3. Quantas pessoas se cadastraram para receber a newsletter?
  4. Quantas vezes o seu site foi acessado através de um link do e-mail marketing?
  5. Qual link foi o mais acessado?

Todas essas informações podem ser obtidas através de ferramentas, softwares e/ou plataformas de análise de tráfego. Para te auxiliar, vamos iniciar uma série de artigos abordando esse assunto.

Análise de Métricas: Primeiros Passos

Para saber como analisar as métricas importantes e o tráfego do seu site, é ncessário entender a origem de uma visita ou como uma conversão é classificada.

Tráfego Direto

Tráfego “Direto” é aquele visitante que acessa sua página diretamente, digitando o endereço de sua página no navegador. Quando o visitante clica em algum link fora do navegador (dentro do um arquivo .pdf, mensagem de texto ou mensagem instantânea, por exemplo), sua visita também é classificada como tráfego “Direto”.

Marketing digital: Saiba Mais!  Estratégias de SEO para E-commerce: Aumente a Visibilidade e Vendas da Sua Loja Online

Pesquisa Paga

Uma visita é classificada como “Pesquisa paga” quando sua origem é um serviço de busca (como Google, Yahoo e Bing) e o acesso é através de algum link pago, como links de anúncios e campanhas do Google Ads.

Pesquisa Orgânica

Uma visita é classificada como “Pesquisa orgânica” quando sua origem é o clique em um link na parte gratuita dos resultados de um site de busca, como o Google, Bing e Yahoo.

E-mail

Uma visita é classificada como “E-mail” quando sua origem é um clique em um link dentro de uma campanha de e-mail marketing.

Referência

Uma visita é classificada como “Referência” quando sua origem é um clique em um link não-patrocinado dentro de outro site (desde que este site não seja uma rede social ou serviço de busca).

Social

Uma visita é classificada como “Social” quando sua origem é um clique em um link (pago ou não) dentro de uma rede social, como Twitter, Facebook, Instagram, Linkedin, Google Meu Negócio etc.

Display

Uma visita é classificada como “Rede de Display” quando sua origem é um clique em alguma forma de anúncio gráfico (ex. banner) em outro site. O exemplo mais comum são as campanhas criadas pela Rede de Display do Google Ads.

Marketing digital: Saiba Mais!  Como Fazer a Captação de Leads e Transformá-los em Oportunidades de Negócio

Outras Publicidades

Uma visita é classificada como “Outras publicidades” quando sua origem é um clique em um link pago e sua classificação não é enquadrada em nenhuma das categorias anteriores. Trata de casos como os anúncios em vídeos do YouTube, por exemplo.

Outros

Uma visita é classificada como “Outros” quando ocorre através de um link não patrocinado e não se encaixa em nenhuma das categorias anteriores. Acessos por meio de um Feed RSS, por exemplo, entram dentro dessa classificação.

Desconhecido

Uma visita é classificada como “Desconhecido” quando não há informações sobre a origem dela.

O Studio Xpress é uma agência de marketing de digital focada em resultados. Entre em contato para agendar uma reunião inicial, sem compromisso.

Conheça nossa agência de marketing digital no Rio de Janeiro. Conte com nosso time para seu próximo projeto.



Quer saber mais? Consulta inicial gratuita.

Agencia de marketing digital no Rio de Janeiro, RJ. Diagramação Profissional RJ, SP e DF. Estratégias digitais e funis de vendas para captação de leads B2B.