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Está na hora de criar ou recriar sua logomarca?

Uma logomarca (ou logotipo) é a identificação visual do seu negócio. Por isso, ela deve ser impactante e memorável. Algumas empresas foram muito bem sucedidas na criação da primeira marca, e pouco mudaram nela através dos anos. Mas a grande maioria atualiza sua marca no decorrer da história. Isso porquê muitas vezes, a logomarca que tinha um bom apelo na época da criação da empresa, já não tem mais o mesmo apelo. Simplesmente porquê o mundo muda, e com ele, a percepção visual das pessoas. Assim, uma logomarca criada há poucos anos já pode ser considerada defasada. Não tem apelo visual para atender as expectativas de seu segmento, ou seja, passa despercebida e não atrai o consumidor.

Há muitos motivos para se criar, mudar ou redesenhar uma logomarca. E também há inúmeros motivos pelos quais as empresas adiam este projeto, um deles é o custo, outro, tempo. Mas uma vez realizado, a nova logomarca poderá assoprar novos ventos para a empresa, para sua comunicação e superar as expectativas de resultados.

Mesmo assim, antes de decidir criar uma logomarca ou modificar um logotipo existente, veja se é chegada a hora de assumir tal projeto, respondendo a estas 5 perguntas:

1. Sua empresa ou negócio cresceu, mudou ou criou novos produtos ou serviços?

Se a empresa cresceu e a oferta de produtos mudou, uma nova logomarca poderá refletir ao mercado este novo posicionamento.  Se você tem um novo produto ou uma nova linha de produtos ou serviços, talvez seja a hora de criar uma nova identidade para destacar seu produto ou serviço dos concorrentes. Mudanças no posicionamento da empresa, sua missão, visão e valores, também impactam na atualização do seu logotipo.

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2. Sua empresa ou produto tem novos concorrentes?

O mercado está sempre abrindo novas frentes. Mesmo quando você é líder no seu segmento, uma vez ou outra aparece um concorrente forte para te desafiar. Neste caso, a criação de uma nova identidade visual contribui para que seus clientes possam enxergar que sua empresa/produto/serviço continua forte, moderna e competitiva, e que está continuamente procurando aprimorar seus produtos e posicionamento. S

3. Existe um novo público para seu produto?

A base demográfica e as necessidades humanas estão em constante mutação. Há casos em que mesmo tendo uma base de clientes já estabelecida, surgem oportunidades com um novo público, para o mesmo produto. Jovens que envelhecem, crianças que crescem, e até mesmo novas tendências para produtos antigos. Mas uma marca antiga e defasada pode não ser o que estes clientes em potencial procuram. A criação de uma marca nova e mais segmentada para esta audiência será a base de sua comunicação e certamente, abrirá novos mercados.

4. Sua marca está com cara de velha?

Ok, todos nós temos um apego à “nossa cara”. No caso de empresas, a logomarca pode ter sido criada lá atrás e nunca ter sido tocada, por apego e pura nostalgia. Um dos motivos para se fazer a atualização da marca, além da questão estética, é que as mídias e formas como as marcas são aplicadas mudaram muito. Então, é necessário ter a marca adaptável para estas novas mídias.

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Se você respondeu sim, está mesmo na hora de criar ou redesenhar sua logomarca. Mas se for for para mudar, é melhor atualizar ou começar do zero?  Essa é outra pergunta que precisa de resposta sincera.

Se você deseja apenas um tratamento cosmético (rejuvenescer a marca) ou se será necessário um novo conceito de marca impactará no prazo e custo do projeto. Essa questão pode ser discutida com a equipe responsável pelo design. Muitas vezes o redesign da marca mantendo algumas de suas características é o suficiente para um bom resultado, em outros casos, é bom começar do zero e até mesmo aproveitar a oportunidade para se pensar na mudança do nome atrelado à marca. Cada caso é um caso!

A criação ou redesign de uma marca é, de qualquer forma, um projeto complexo, que requer uma equipe multidisciplinar, experiente e qualificada. O trabalho de um freelancer é, sem dúvida, mais econômico e pode até ser mais rápido, justamente porquê só com muita pesquisa, planejamento e desenvolvimento profissional chegamos aos melhores resultados para cada cliente.


Se você está pensando em ter uma logomarca profissional

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