Guia: Como montar um plano estratégico de marketing digital que funciona

Se você deseja alavancar seus negócios, conquistar mais clientes e posicionar sua marca, o segredo está no planejamento estratégico de marketing. Mas se você já tentou realizar um plano de marketing por conta própria e se frustrou, este artigo vai te ajudar a resolver de vez essa barreira entre seu negócio e o mercado.

Nossa abordagem aqui não será apenas ajudar a definir os objetivos, mas também traçar um caminho detalhado para alcançá-los de maneira eficaz. Neste guia, exploraremos os passos fundamentais para criar um plano estratégico de marketing que direcione seus esforços e maximize os resultados reais para seu negócio. Vamos lá? 

Análise situacional do seu negócio e mercado 

Antes de criar qualquer estratégia, é fundamental entender a situação atual do seu negócio. Talvez você já tenha isso pronto, e se tiver, é hora de revisar seu cenário, o que mudou e o que está para mudar. O mercado muda e a empresa precisa se adequar. A estratégia que deu certo à dois anos pode não ser ideal agora. Então, mãos à obra:

Realize uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) para avaliar seus recursos internos e ambiente externo. Não seja romântico/a. Seja realista. Analise seus concorrentes atuais, analise como o comportamento do consumidor mudou, analise o que está acontecendo no seu mercado e no mundo. Isso ajudará a identificar seus pontos fortes, fraquezas, oportunidades de mercado e ameaças competitivas de forma objetiva.

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Definição de objetivos realistas  

Todo mundo quer ter resultados, mas o que isso significa para você, neste momento? Você tem parâmetros atuais para te ajudar a definir metas que sejam claras, factíveis e também mensuráveis? Considere o método SMART para definir suas metas: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo determinado. Determine se você está buscando aumentar o reconhecimento da marca, gerar mais leads, aumentar as vendas ou expandir para novos mercados. Exemplos de metas:

  • Gerar 100 leads qualificados com a nova campanha no Google Ads em 30 dias
  • Aumentar o volume de tráfego do site em 20% em 3 meses
  • Aumentar a taxa de conversão da loja virtual de 1,5% para 2,5% até o final de outubro
  • Aumentar o volume de vendas em 10% na próxima Black Friday
  • Reduzir a taxa de abandono de carrinhos em 15% em 45 dias
  • Criar e postar 10 novos vídeos tutoriais no Instagram, em 60 dias

Segmentação de mercado e persona 

Muito bem! Estamos avançando, mas não podemos deixar de pensar no nosso cliente ideal, não é? Quem é nosso público-alvo? É o gestor que vai assinar o contrato, o assistente que vai solicitar as propostas ou a secretária que vai fazer o contato inicial? Ou todos eles?

Identifique os diferentes segmentos de mercado que você pretende atingir para cada objetivo e crie personas específicas de acordo. Compreender as necessidades, desejos e comportamentos do seu público-alvo e aonde ele está na sua jornada como consumidor, permitirá que você adapte suas estratégias de marketing de maneira mais eficaz. 

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Estratégias e táticas de marketing 

Com base na análise situacional e nas personas, desenvolva suas estratégias de marketing. Isso pode incluir, por exemplo: enviar uma campanha de e-mail marketing com cupom promocional 15 dias antes da próxima Black Friday; mídia programática para reconhecimento da marca pelo Gestor; campanhas de publicidade paga que irá impactar a seleção da empresa ao buscar no Google; campanha de SEO que vai colocar o site nas primeiras posições no Google, campanhas na mídia social para fortalecer o reconhecimento da marca, e por aí vai. Escolha as que são mais relevantes para seus objetivos e público e que caibam no seu orçamento. 

Orçamento e alocação de recursos 

Falando em orçamento, nada acontece sem ele, não é? Então, defina um orçamento realista para o seu plano estratégico de marketing digital. Considere os custos associados a cada ação, campanha e estratégia, desde a produção de conteúdo até investimento na veiculação da publicidade. Separe os recursos de maneira eficiente para garantir que cada estratégia receba atenção necessária. 

Se, como a maioria das empresas, não tiver recursos ilimitados, comece com menos canais ou ações e ao gerar receita, amplie os investimentos e ações.

Monitoramento e métricas 

Qual sua familiaridade com métricas? Métricas não podem ser ignoradas, e se você não monitorar indicadores e métricas, por mais básico que seja, você não conseguirá ter resultados impactantes. Assim sendo, estabeleça métricas de acompanhamento para avaliar o desempenho do seu plano estratégico de marketing. Isso pode incluir métricas como: tráfego do site, taxa de conversão, taxa de abertura de e-mails, engajamento nas redes sociais e Retorno Sobre o Investimento em Publicidade (ROAS), e outros. Use ferramentas de análise para monitorar regularmente o progresso e fazer ajustes conforme necessário. 

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Ação, avaliação e ajustes 

Colocar o planejamento de marketing digital em ação significa estabelecer um cronograma e apontar uma matriz de responsabilidade – quem vai cuidar do quê. Mas isso não basta.

Periodicamente, avalie os resultados alcançados em relação aos objetivos definidos. Analise o que funcionou bem e o que precisa ser ajustado. Se algo não estiver funcionando como planejado, esteja disposto a adaptar as suas estratégias. A flexibilidade é fundamental para alcançar resultados no marketing digital.

Ao seguir esses passos fundamentais, você estará no caminho certo para criar um plano estratégico de marketing. Lembre-se, no entanto, de que a criação e a implementação de um plano estratégico demandam tempo, esforço e dedicação.  Mas a sua jornada não precisa ser percorrida sozinha, e se você deseja orientação profissional, entre em contato conosco e impulsione seus negócios com um planejamento estratégico de marketing sob medida para suas necessidades.   



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