Comprar online já é, para muitos brasileiros, uma atividade corriqueira e tranquila, afinal, somos o 9º maior mercado de e-commerce do mundo (e-marketer, 2016). No entanto, um dos principais empecilhos para a finalização da compra via web é justamente o processo de pagamento. Percepções de segurança e dificuldade técnica no fechamento da compra podem impactar negativamente suas vendas online. A boa notícia é que você pode transformar os meios de pagamento de sua loja virtual em um aliado para aumentar suas vendas online, bastando para isso observar os três pontos abaixo:
1. Segurança e Credibilidade
Primeiro, considere a percepção de segurança e credibilidade proporcionada pelo seu parceiro de pagamento. A maioria dos provedores de pagamento online oferece soluções com as principais bandeiras de cartões (Visa, Mastercard, American Express, Elo e outras). Entre as marcas de provedores de pagamento online mais reconhecidas no Brasil temos o Pag Seguro, Paypal, Cielo e Moip. Neste quesito, ou seja, o espaço virtual onde os dados do seu cliente trafegam, é muito importante que esta seja uma empresa reconhecida, com boa reputação no mercado e que preze pela segurança de dados de seus clientes.
2. Venda MAIS com meios de pagamento mais FLEXÍVEIS
A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes totais que realizam a compra em uma loja virtual. Uma das formas mais simples de aumentar este índice consiste simplesmente em oferecer mais opções de pagamento.
Imagine, por exemplo, que seu cliente não possua um cartão de crédito ou que que tenha medo de usar o cartão online. Ao oferecer a possibilidade de gerar um boleto ou uma transferência bancária, você está proporcionando a este cliente o acesso ao seu produto. A possibilidade de parcelamento também incentiva o fechamento da venda. Além disso, ao parcelar a compra do seu produto você pode conquistar o cliente e também elevar o valor total de sua compra. Portanto, considere sempre que mais opções = mais vendas.
3. Facilidade de Checkout
Seu processo de “checkout” (a compra em si) deve ser rápido e livre de erros. Faça você mesmo uma bateria de testes na sua loja virtual (ou plataforma que considera contratar). Simule um produto teste e faça diversos testes, acessando de vários aparelhos: notebook, tablet, smartphones – esta dica vale também se você já tem um site de e-commerce com um bom volume de tráfego, mas baixas taxas de conversão, ou seja, que tem um bom volume de tráfego e precisa aumentar o volume de vendas. Em síntese, uma boa experiência de usuário requer que o processo seja fácil e intuitivo, deixando-o com uma sensação de real satisfação. E quando isso acontece, a possibilidade deste cliente comprar muitas outras vezes é bem maior.
Conclusão
Antes de contratar um provedor de pagamentos online, consulte e compare as taxas e condições de cada uma delas e avalie como elas se adequam ao seu negócio. Certifique-se de oferecer as condições mais flexíveis que puder, um carrinho de compras fácil de usar e… boas vendas!