Marketing digital na Black Friday - Studio Xpress Agência de marketing digital RJ e SP

Black Friday 2023 – Ações de Marketing Digital para o seu e-Commerce vender mais

A Black Friday começou nos Estados Unidos na década de 90, e desde então só veio ganhando força. O sucesso foi tanto que se espalhou para outros países e o Brasil não poderia ficar de fora. Desde que chegou ao país, em 2012, a data acumula recordes de vendas todos os anos, exceto em 2022. Em 2022, pela primeira vez na história da liquidação no Brasil, os resultados ficaram abaixo do esperado. Segundo relatório da Neotrust, o e-commerce teve um faturamento de R$ 6,1 bilhões, valor que representou uma queda de 23% em comparação com 2021. Mas a edição de 2023 promete ser muito melhor!

Vale lembrar que tivemos Copa do Mundo em 2022 no mesmo período, o que impactou negativamente prejudicou as ações promocionais, uma vez que o público consumidor acabou ficando mais disperso. Considerando que esse foi um aspecto mais pontual, a expectativa para 2023 é de que o evento volte a crescer. Mas para isso, é preciso haver uma dedicação na  melhor preparação das lojas online, aplicando promoções objetivas, otimizando sites e aplicativos e engajando o público através das redes sociais e anúncios.

Outro motivo de sucesso das vendas online – inclusive na Black Friday – é o conforto. A cada ano que passa o consumidor se atualiza e percebe que é muito mais confortável comprar um item e receber na porta da sua casa, do que sair às ruas andando, pesquisando preço, negociando com vendedores – e no fim ainda acabar pagando mais caro que nas compras online. Isso sem contar que, na internet, há muito mais opções de modelo, tamanho e cor do que em uma loja.

Quando será a Black Friday 2023?  

A Black Friday 2023 será em 24 de novembro, e já passou da hora de começar a preparar seu negócio para ela. Veja abaixo algumas dicas úteis para alavancar suas vendas na Black Friday de 2023.

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Como melhorar a parte técnica do seu e-commerce:

Investir na construção do seu e-commerce é imprescindível, pois o mercado e a concorrência extrema te dão a necessidade de se destacar. É necessário que seu site tenha uma boa indexação, um bom desempenho, um funcionamento amigável e que seja responsivo.

Seus produtos precisam ter boas (e variadas) fotos, descrições, instruções de como usar e outras coisas que deixem os clientes seguros e confortáveis com o processo, sem medo de fazer uma compra ‘errada’ por falta de informação. Além disso, suas URL’s precisam ser amigáveis e convidativas e seu site tem que ter uma velocidade de carregamento eficiente.

É preciso também proporcionar acesso facilitado à uma central de atendimento para sanar as eventuais dúvidas e problemas . A segurança das transações e dados dos clientes é outro fator de extrema importância: o site tem que ser amigável, fácil de usar e demonstrar que possui segurança em todas as etapas de compra. Um cliente que se sente seguro é um cliente que conclui a compra, especialmente na Black Friday.

Como aplicar estratégias de sucesso para alavancar as vendas do seu e-commerce no Black Friday:

Antes de mais nada você precisa de planejamento. Por mais completo que seu site seja, sem estratégia as vendas não atingirão o volume desejado. Monte um bom e elaborado plano de negócios, defina sua persona e público alvo, planeje ações e promoções no calendário a curto, médio e longo prazo, e também se atente a gastos e investimentos necessários ao longo do tempo.

Neste planejamento lembre-se de incluir promoções, cupons de desconto, frete grátis e outros benefícios que ajudam a captar clientes e novos leads, que fazem a fidelidade à marca aumentar em caso de experiência positiva. Esta estratégia serve também para trazer compradores dormentes de volta a ativa, seja através de ofertas para aniversariantes, compradores ausentes, entre outros. Há também como pensar em estratégias específicas para o mobile (mobile commerce), como descontos próprios para quem comprar pelo aplicativo. Dessa maneira você promove os downloads do seu app, faz vendas e ainda deixa seu cliente satisfeito com os benefícios e positividade da compra.

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E nenhuma estratégia é completamente eficaz sem aliados, e no seu e-commerce o maior aliado é um bom SEO e posicionamento no Google. Com bons resultados na busca orgânica, seu custo diminui e suas vendas aumentam. Boas descrições de produtos, site com boa taxonomia e conteúdos de blog que mostrem que você entende do que está vendendo fazem com que seu site atraia muito mais consumidores. As palavras-chave são suas melhores amigas quando se trata de Google!

Como melhorar a relação com os clientes:

Hoje em dias as mídias sociais são a chave para um bom relacionamento com o cliente. É através dela que as relações são criadas e mantidas, onde os clientes emitem seus feedbacks positivos e também os negativos, e também onde tiram dúvidas e em geral se sentem mais próximos da empresa.

Na Black Friday os anúncios são forte aliados, pois os consumidores anseiam por eles, e nas promoções que eles trazem. No cotidiano, se a empresa tem uma boa imagem nas redes sociais e publica conteúdos ricos e interessantes para aqueles que o consomem, o engajamento se torna alto e significante.

Busque estar nas redes mais indicadas para seu e-commerce – Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, LinkedIn, Google Meu Negócio, entre outras, e poste conteúdo rico de acordo com o perfil de cada rede social. Não foque tanto em só postar conteúdo institucional ou em promoções, pois o público quer e gosta de criar engajamento com empresas que postam conteúdo legal, sem intenção de venda. Isso cria uma marca no subconsciente do consumidor e faz você ser lembrado quando ele precisar de você. Nesses conteúdos, procure saber qual é a dor principal do seu cliente e como ele pode resolver essa dor.

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Na relação com o cliente o e-mail marketing não fica para trás. Ele é o responsável pela conversa e informações prioritárias para o cliente, e tende a ser aberto em grande parte das vezes. O problema nasce quando a frequência desses e-mails é excessiva, ou então quando o conteúdo nunca é interessante e isso acaba gerando o descadastramento do e-mail e um feedback ruim para a empresa. Cuide então para que isso não aconteça!

Outras dicas para bombar seu e-commerce no Black Friday em 2023:

Invista no Google Ads! É uma ferramenta de anúncios pagos dentro do Google que melhoram seu desempenho nas buscas, mostrando seu anúncio para as melhores pessoas, nos melhores momentos, aumentando – e muito – a chance de um lead qualificado entrar no seu site.

Bem, você já tem bastante conteúdo e ideias para fazer o seu planejamento para a Black Friday – e para o ano novo, não é? Então mãos à obra! Lembre-se que para cada objetivo existe um momento e estratégia adequados. Vá colocando cada uma em ação e testando o que mais dá certo – e o que não dá para seu negócio. E boas vendas!

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