A Black Friday chegou no Brasil em 2011 como um evento de vendas online. As compras nesta data vêm crescendo ano após ano, assim como o número de lojas que aderem ao evento, que atualmente também alcança o varejo físico. Sempre na quarta sexta-feira de novembro, os clientes se preparam para visitar suas lojas preferidas e fazer suas aquisições por um preço menor. Muitas pessoas esperam esse momento do ano para realizar compras e antecipar os gastos das festas de fim de ano, devido às vantagens da data.
Em 2018, as vendas na Black Friday subiram 23% em relação a 2017, totalizando R$ 2,6 bilhões no e-commerce, segundo a Ebit Nielsen, empresa especializada em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro.
Mesmo com o crescimento das vendas no dia, muitas empresas brasileiras ainda não sabem como se preparar para a Black Friday, causando dúvidas nos consumidores sobre a eficiência da data. Para sua loja se destacar no evento deste ano, separamos algumas dicas para conquistar clientes, novos públicos, melhorar o nome da sua marca e, claro, aumentar as vendas.
Planeje-se
O planejamento precisa começar cedo. É necessário estudar o público, seus interesses e se preparar para receber um grande volume de pessoas, mas isso é só é garantia de sucesso quando feito com qualidade. Conhecer fornecedores e parceiros, que possam negociar preços melhores, saber quais produtos entrarão na promoção e qual o desconto será dado sobre eles. Tudo precisa ser pensado.
Analise as promoções anteriores e defina objetivos
Estude as ações e vendas passadas, o que você gostaria de manter e de mudar, o que funcionou ou não nas ações realizadas. Depois de estudar os dados dos eventos anteriores, você já terá uma base para se preparar para a Black Friday e pode estabelecer metas a serem alcançadas. Definir o resultado esperado ajuda a traçar estratégias específicas para alcançá-lo.
Prepare sua estrutura
É necessário organizar o estoque de forma eficiente, saber se sua loja, tanto física quanto online, comporta a quantidade de clientes esperada e se tem funcionários suficientes e treinados para atender com rapidez. Confira se a plataforma do seu site suporta grande quantidade de compras para que ele não saia do ar ou trave durante a promoção e verifique se o sistema de vendas está funcionando bem.
Organize uma estratégia de Marketing
Um bom planejamento de marketing consegue atrair possíveis clientes a sua loja. Haverão muitos concorrentes durante a Black Friday, por isso, investir na divulgação do evento ajuda a conquistar o público. Use redes sociais, newsletters, anúncios e todas as formas de divulgação viáveis para entrar em contato com seu público e prepará-los para as compras.
Seja transparente e honesto
As pessoas se decepcionam com as promoções por causa de falsas promessas. É importante dar descontos relevantes para as pessoas sentirem confiança para retornar à sua loja. Alguns lojistas se cadastram em iniciativas que reúnem empresas participantes da Black Friday para garantir respeito ao cliente.
A Black Friday não acaba no fim do dia
Se os produtos não esgotaram, você pode estender a Black Friday por mais tempo. Manter a promoção é uma alternativa para vender o que sobrou. Você também pode planejar uma recuperação de carrinho, pois algumas pessoas gostam dos produtos, mas não finalizam a compra. Rastrear essas pessoas e chamá-las para retornar ao site pode ser um incentivo para que elas finalizarem as compras.
É possível movimentar e aumentar o alcance da sua loja com a Black Friday. Aproveite a grande quantidade de visitas e mantenha contato com os clientes, ofereça um bom serviço para fidelizá-los. Invista em uma divulgação contínua para que as pessoas não esqueçam sua marca. Com a organização necessária, os benefícios da Black Friday não se esgotam no fim do dia.
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