O coronavírus afetou e continuará afetando o modo de vida das pessoas em todo o mundo e por um longo tempo. Primeiramente, independente do seu ponto de vista sobre o isolamento social, é fato que a economia está sendo impactada em vários pontos. Para contornar as dificuldades, muitas empresas estão voltando sua atenção para o marketing digital, pois afinal, estamos todos conectados, mais do que nunca, nesse cenário de lockdown.
Sem querer minimizar a dor de quem está passando por um luto, todos estamos passando por momentos de angústia. Mas há um velho ditado que diz que onde há caos ou crise, há também oportunidades. Talvez isso possa servir como motivação para empreendedores e gestores. Sua empresa vai esperar o que está por vir, vai reduzir suas operações ou mesmo recuar em seus investimentos em marketing? Vai deixar a concorrência dominar o mercado? Vai se encolher e esperar tudo passar? Vai sobreviver? Ou vai prosperar?
Acima de tudo, neste momento é preciso parar, refletir e reavaliar as estratégias de marketing digital viáveis para o seu negócio. Muito provavelmente, com calma e clareza, você poderá observar que há condições e oportunidades para sua empresa se firmar e até mesmo crescer. Como? Sempre tomando decisões baseadas em dados, insights e análises que fazem sentido para seu negócio. De qualquer forma, não se sinta refém da circunstância. Estamos aqui para te ajudar.
Dê uma pausa, pegue uma xícara de café e confira algumas oportunidades de marketing digital para agora que podem ser – facilmente – implementadas ou ajustadas para ajudar sua empresa neste momento crítico.
1) Conteúdos interativos para marketing
Vídeos, tutoriais, ebooks e guias, infográficos, pesquisas, avaliações e outros conteúdos interativos são facilmente elaborados para contar uma história, dar dicas, solicitar informações. Eles também podem prover dados e estatísticas que ajudam o seu cliente a se informar melhor sobre um problema ou solução. Se este tipo de conteúdo ainda não faz parte da sua estratégia, talvez seja um bom momento para começar. Podem ser de um simples “story” no Instagram a uma “live” elaborada – o importante é fazer, e divulgar para o maior número de clientes em potencial, seja na sua base de seguidores ou através de anúncios.
Pense também em implementar um link para iniciar o atendimento ao cliente via Whatsapp à partir do seu site. Isto também vale para um chat na sua loja virtual. Como vimos, ambas ferramentas são interativas e ajudam o cliente a iniciar um contato mais pessoal com a empresa.
2) Técnicas de SEO
A otimização (SEO) é uma dos melhores fontes de atração de leads, e normalmente trazem altas taxas de conversão – mais de 14%, comparado com menos de 2% para os canais tradicionais ou “outbound“. Só que, de tempos em tempos, o Google faz ajustes significativos nos seus algoritmos – e esse ano não será diferente. Portanto, não se acomode. Saiba que as mesmas técnicas de SEO que podem ter colocado sua empresa no topo há algum tempo atrás, hoje podem ser geradoras de penalidade. Converse com sua agência de marketing digital e tenha a avaliação de um especialista em SEO.
3) Transforme suas redes sociais e blog em ferramentas de e-Commerce
Aproveite todas as oportunidades de levar um link de conversão aos seus clientes em potencial. Inclua estes valiosos links para comprar – sempre que fizer sentido – em seus posts sociais e artigos do seu blog. Fale de temas relevantes e aproveite para se conectar ao cliente quando ele tem as informações que o ajudam na tomada de decisão. Finalmente, não deixe de compartilhar estes posts também no seu perfil do Google Meu Negócio.
4) Marketing digital com o Google Ads
Ah, o que dizer do Google Ads? Esse parceiro em publicidade não pára de realizar melhorias na forma como conecta compradores a fornecedores. Cada vez mais, a inteligência artificial do Google está conectando empresas a consumidores, nos momentos mais propícios da compra. Observe todos os elementos de suas campanhas para otimizar custos de conversão. Assim sendo, explore novos anúncios, novas palavras-chave, novas formas de conversão. O Google pode contribuir imensamente para dar maior visibilidade para sua empresa, em todas as plataformas. E além disso, gerar vendas para novos e recorrentes clientes. Então, agora é hora de retomar ou calibrar suas campanhas.
5) Invista em comunicação
Não deixe seu cliente desatualizado. Informe o seu atual e futuro cliente sobre tudo: novas regras de funcionamento, de entrega, de retornos, novos produtos ou serviços, novas formas de atendimento. Assim sendo, atualize seu website com frequência. Crie funcionalidades de comércio eletrônico para que os clientes possam solicitar seus produtos e serviços e pagar por eles com toda a segurança e facilidade. Mantenha um bom relacionamento com eles: envie informativos institucionais e promocionais por e-mail e poste estes conteúdos nas suas mídias sociais. E claro, não esqueça de responder a eventuais comentários com dúvidas.
Enfim, há muito o que ser feito, com pouco. Assim, leve em conta que é preciso se deixar contaminar por um pouco de otimismo. Com dedicação diária, com certeza dias melhores virão!
Finalmente, para ajudar você nesse momento, a colocar suas ideias e estas melhorias em prática, solicite seu atendimento inicial aqui. Nós podemos ajudar sua empresa a superar todas as dificuldades do marketing digital, com atendimento personalizado e soluções que cabem no seu orçamento.
Está em busca de uma agência de marketing digital experiente e qualificada? Entre em contato conosco e solicite um atendimento inicial por aqui.