Marketing Estratégico com Automação | Agência de marketing digital RJ SP DF

Marketing Digital e ESG: Pontos fundamentais do ESG marketing ou marketing verde

Os hábitos de consumo mudaram nos últimos anos, e a maioria das pessoas prefere produtos de marcas que adotaram condutas conscientes e que produza pouco ou quase nada de impactos ambientais. O termo ESG é um conceito de padrões e boas práticas corporativas onde o foco não está apenas nos aspectos financeiros, mas em uma empresa sustentável e comprometida socialmente.

O Economist Intelligence Unit (EIU), em parceria com a WWF (World Wildlife Foundation), realizou uma pesquisa que mostra que a procura por produtos sustentáveis cresceu 71% nos últimos cinco anos. Segundo pesquisa da Global Consumer Pulse, 83% das pessoas preferem as marcas que se posicionam a respeito de pautas ambientais e sociais.  

Um dos fatores que colaborou para o avanço mundial da procura por empresas com práticas ESG é a diferença entre gerações, pois os mais jovens têm tido mais acesso a informações acerca da diversidade e sustentabilidade, por exemplo. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Morgan Stanley, mostra que 86% dos Millennials têm interesse em investimento sustentável. E de acordo com um estudo de comportamento feito pela Le Fil, 94% da Geração Z têm o hábito de defender causas e avaliar os valores e impactos que as marcas geram em âmbito social e ambiental. Esse posicionamento adotado por eles influencia no consumo, favorecendo as empresas com o ESG como prática. 

Como aplicar práticas de ESG no marketing? 

1- Planeje ações na empresa: crie atividades e campanhas de endomarketing que apoiem a inclusão e a diversidade de gênero. 

Marketing digital: Saiba Mais!  OKRs para Empresas B2B: Estrategias para Crescimento Rápido e Sustentável

2- Conheça bem seu consumidor: procure saber por quais assuntos ele se interessa, o que seu nicho acha relevante e o que espera da sua marca. 

3- Mostre suas ações: seus colaboradores e seus consumidores precisam de conteúdo informativo sobre suas práticas. Exemplos: crie posts para as redes sociais, participe de ações sociais sem fins lucrativos, produza artigos para seu blog e compartilhe nas suas mídias sociais profissionais.  

4- Mantenha a transparência: deixe disponíveis relatórios e documentos que mostrem as ações ESG da sua empresa. 

Investir em estratégias de marketing voltadas para o ESG (ou marketing verde) é importante para a redução de custos e o aumento da competitividade, já que os clientes preferem comprar produtos de marcas que sejam conscientes com os impactos ambientais. E os investidores preferem financiar empresas empenhadas com a sustentabilidade.  

Conheça nossa agência de marketing digital no Rio de Janeiro. Conte com nosso time para seu próximo projeto.



Quer saber mais? Consulta inicial gratuita.

Agencia de marketing digital no Rio de Janeiro, RJ. Diagramação Profissional RJ, SP e DF. Estratégias digitais e funis de vendas para captação de leads B2B.