Tendências do Marketing Digital para 2016 (1ª parte)

O mundo do Marketing Digital está repleto de videntes e gurus que preveem as principais tendências que vão “bombar” durante todo o ano.  Isso é ótimo, pois compreendemos o que vai realmente funcionar na web e antecipamos várias ações para obter logo as nossas conquistas digitais. Com base em estudos e pesquisas do setor, analisamos algumas das tendências que dominaram o mercado digital em 2015 e virão com tudo em 2016.

Adiantamos que o marketing de conteúdo e as plataformas estratégicas de integração e de automação permitem às empresas mais liberdade para publicar e comercializar sua comunicação de forma integrada, em maior escala. A unificação dessas ferramentas com o website, loja virtual, redes sociais, SEO, e-mail marketing e departamento de vendas nunca foi tão poderosa para enfrentar o mercado e os concorrentes.

Conheça a lista das 10 tendências levantadas pelo Studio Xpress para seu sucesso digital em 2016:

1) Imagens e Vídeos de grande impacto

As imagens e vídeos Full, aqueles com a largura completa (de ponta a ponta do site) são ótimos atrativos para os visitantes. Além de proporcionar um impacto visual marcante, estudos mostram que esses recursos fazem com que o usuário se atente mais para a mensagem.

As novas estruturas dos websites, mais leves e ágeis, permitem que designers explorem a fundo essa inovação. Há uma série de bancos de imagens e vídeos (gratuitos e pagos) disponíveis no mercado, além de prestadores de serviços, como fotógrafos e produtoras.

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Aliada às outras tendências, as imagens vão se tornar o centro das atenções de maneira dinâmica. Técnicas de animação (GIFs e HTML5) e o redimensionamento responsivo são algumas delas.

Veja alguns exemplos de aplicação de vídeos Full em websites:

Perlingeiro.com.br

Sugestões de bancos de imagens: 
Pixabay.com.br (gratuito)
Deposhitphotos.com (pago)

2) A nova variação do Flat

Tendência desde 2012, o conceito de Flat Design já é adotado por muitos players e não apenas no mercado digital. Vemos também esse conceito presente também nas emissoras de TV e produções off-line. Prático e simples em seu contorno, formas e cores, os elementos Flat vão direto ao ponto, dando foco no conteúdo. Menos minimalista, o novo Flat tende a incorporar recursos estéticos como sombras, profundidade e o que não pode faltar: movimento e animação.

Desenvolvido pelo Google em 2014, o Material Design ainda é um bom exemplo do que a web pode se tornar em 2016.

3) GIFs e Animações

Não é só no Facebook que os GIFs viraram o centro das atenções. A tendência de utilizar GIFs e animações em websites está em alta e vamos nos deparar muito com esse recurso. As novas tecnologias, como o CSS animado e o HTML5, estão cada vez mais presentes em nossa tela.

Veja um exemplo de site com aplicação de imagens animadas:

Confiare.com.br

4) Expansão do Layout Responsivo

Também tendência nos anos anteriores, o layout responsivo não se restringe a smartphones e tablets. A tendência agora é começar a pensar em Smart Watches e Smart TVs na hora de adaptar o seu conteúdo, e utilizar seus recursos da melhor maneira possível. A empresa que adotar essa prática estará dando um salto gigante com a sua comunicação, seja em websites ou em aplicativos.

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Quer saber se seu site é compatível com as novas medidas da web? Acesse esta ferramenta do Google, insira a URL do seu site e descubra.

5) Chamadas para Interação – CTAs

CTA ou o famoso Call to Action são links em formato de imagens/botões que conduzem o usuário para uma páginas de conversão (Landing Pages) ou direto para uma ação específica dentro do site, como, por exemplo, fazer uma simples ligação ou curtir uma página do Facebook.

Muito presente na comunicacão, seu uso deve ser pensado estrategicamente. Deixar seu Call to Action estilizado, atraente e em formato animado é interessante para atrair a atenção do usuário e torná-lo ainda mais “clicável”.

Veja o exemplo de um sites com CTAs dinâmicos:

Dinamicainventarios.com.br

Na próxima semana, traremos mais 5 tendências sobre o desenvolvimento de websites e marketing digital para que sua empresa inicie o ano consciente de tudo o que vai realmente funcionar  em 2016.

Até lá! 

Confira aqui a segunda parte do nosso artigo!



Agência de marketing digital. Marketing digital, SEO e diagramação para empresas. Rio de Janeiro, RJ, SP e DF.